Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MICHAEL JACKSON: NÓS O MATAMOS -- 01/07/2009 - 19:23 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MICHAEL JACKSON: NÓS O MATAMOS


A repentina morte do astro da música pop Michael Jackson aos 50 anos leva-nos a indagar acerca do papel dos meios de comunicação e do público em geral nesse episódio. E a conclusão que chego é a seguinte: nós o matamos. Sim, nós o matamos, cada um de nós. O pai por ter-lhe ceifado a infância ao obrigá-lo a ensaios cansativos quando o que o menino Michael mais queria era brincar como todo garoto de sua idade; e nós – eu e vocês – com a nossa moral, uma moral onde todo ser deve se encaixar em determinados juízos de valores, nos quais o gênio Michael – aliás como a maioria dos gênios – não se encaixava. Talvez na sua ânsia em permanecer um adulto-criança e assim escapar do fantasma do passado de criança-adulta o astro da música tenha enveredado por caminhos tortuosos, experimentado coisas capazes de chocar até mesmo aqueles que se dizem não-moralistas – embora todos nós, sem exceção somos moralistas. – Mas não estaria também a fonte de inspiração para obras tão geniais? Não é onde a maioria de nós não temos coragem de chegar que os gênios vão em busca dos melhores frutos? E o que temos nós, os normais, com esses caminhos?, se o que verdadeiramente nos interessa são os frutos de tais gênios? Infelizmente hoje em dia o homem comum, mergulhado até o pescoço na inveja, nesse achar que o gênio não passa de um transgressor, se regojiza ao ver alguém como Michael Jackson, Ronaldo e tantos outros flagrados em atos moralmente condenáveis. E esse regojizar, esse dizer “tá vendo, ele não é melhor do que eu e ninguém” não passa de uma tentativa de diminuir, de nivelar por baixo (e aí é preciso concordar com Nietzsche) esses seres superiores. Talvez por isso o homem de hoje se preocupe mais com a vida privada do gênio do que com a suas obras, pois “já que não posso ser igual a ele, que ele seja então igual à mim”. E por pensarmos assim, com essa nossa moral do escravo, nós o matamos. Porque, se por um lado M. Jackson soube deixar sua marca, por outro não foi inteligente o bastante para escapar às armadilhas da mídia e daqueles que o cercava. Os primeiros ávidos e famintos por suas excentricidades, e os segundos por insistirem a todo custo enquadrá-lo num perfil, num padrão moral capaz de agradar a todos. Incapaz de se adequar a esse perfil, ele via-se de quando em quando preso às garras da voraz mídia, a qual como ninguém sabe colher seus frutos ao atirar migalhas aos porcos. Para tentar escapar, Michael Jackson jogava-se nos braços daqueles que o cercava, pois acreditava que estes o poderiam redimir. Daí o casamento de mentira e os filhos (se é que são seus) como forma de atenuar os escândalos de pedofilia e um possível homossexualismo. Mas mal sabia ele que estes, ao quererem protegê-lo de nós, seriam os responsáveis por levá-lo à dependência química, às constantes cirurgias plásticas e ao estado hipocondríaco, fatores estes determinantes para sua morte.





LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

O BRASIL LONGE DA CRISE

O ETERNO RETORNO DO HOJE

A CRISE FINANCEIRA E O AMANHÃ

COISAS DO CAPITALISMO

NÃO À DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

UMA PERCEPÇÃO PERIGOSA

GUERRAS NÃO LEVAM A NADA

3 JOVENS, 11 SOLDADOS E A DITADURA

O FIM DE UMA ERA

NOVOS SINAIS DE DECADÊNCIA

FODA-SE TODO MUNDO

A DERROTA DE "MERDA" DE HUGO CHAVES

QUANDO A DEMOCRACIA É PREJUDICIAL

MISÉRIA POUCA

O PREÇO A PAGAR

UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR

QUE NÃO SEJA EM VÃO...

OS EUA NUM ATOLEIRO
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui