Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->O ANO UM, de cada UM -- 08/02/2004 - 22:19 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ano UM, de cada UM

    Ninguém admire que os comentários sobre o governo LULA raramente se atenham às atividades da administração em curso, no recorte temporal necessário, mas busquem insistentemente compara-la às administrações anteriores. Tais comparações geralmente estabelecem prejuízos à imagem da atual gestão, e não apenas pelo confronto pela fantasia elitista do "presidente ilustrado", malicioso e cosmopolita, que FHC lutou para construir. A idéia é equivaler os mais de quinze anos do conservadorismo pós-ditadura ao curtíssimo período de transição empreendida pelo atual governo, de forma a neutralizar a importância das transformações que eventualmente realize. Mas as analogias estilhaçam quando ponderamos sobre o presente à luz de um distante 1995.
     O ano um de FHC foi marcado por desentendimento entre ministros (Adib Jatene, Pedro Malan, José Serra), ameaças a aliados ("a caneta que nomeia é a mesma que demite") e qüiproquós internos: o presidente do PSDB, Pimenta da Veiga, renunciou depois de brigar com Sergio Motta (março) e Pérsio Arida saiu da presidência do Banco Central por disputas com Malan (maio). Atribulações ocorreram também fora dos gabinetes: em Recife, manifestantes apedrejaram o ônibus que levava FHC, logo estouraria a greve nacional dos petroleiros e cerca de 300.000 servidores federais parariam contra as privatizações em andamento - oito estatais seriam vendidas só naquele ano.
     Os escândalos proliferaram. Parlamentares condenados pelo uso ilegal da gráfica do Senado foram anistiados. José Dallari, secretário de Acompanhamento Econômico, retirou-se sob acusações de vazar informações para clientes de sua consultoria. Henrique Hargreaves deixou a presidência da ECT por receber dinheiro do SEBRAE. Grampo telefônico, provavelmente ordenado por José Graziano (INCRA), flagrou o chefe do cerimonial do Planalto, Júlio César dos Santos, arquitetando a escolha da empresa que forneceria os equipamentos do projeto Sivam. O ministro da Aeronáutica, Mauro Gandra, citado nas conversas, pediu demissão. Divulgou-se o conteúdo da "pasta rosa", pertencente ao Banco Econômico, com listas de políticos beneficiados com doações ilegais, envolvendo ACM, José Sarney e Delfim Neto. Sob pressão do PFL, o governo abafou o caso e o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro arquivou-o.
     No campo das "realizações" iniciaram-se conchavos para as reformas da Previdência e Tributária, que FHC jamais conseguiria aprovar. A equipe econômica tentou reagir à crise do México com mudanças desastrosas na política cambial. A manutenção demagógica da inflação baixa resultou em juros estratosféricos (150 por cento maiores que os atuais) e na deterioração das contas públicas e da balança comercial. Foram extintos quase 100.000 postos de trabalho, embora o Proer, instituído em novembro, tivesse começado a distribuir dinheiro público para salvar banqueiros falidos.
     O início do governo Lula não deixou de apresentar conflitos, trapalhadas e contradições, supervalorizadas de acordo com as conveniências. Tampouco se sobressaiu na maioria dos requisitos fundamentais de seu programa de eleitoral, especialmente quanto ao desemprego e projetos sociais. Acautelou-se em demasia, levou a barganha um pouco além do desejável etc. Mas as diferenças entre os dois inícios de mandatos (e é só o que podemos avaliar) deixam claro que o petista, se quiser igualar FHC, ainda tem muita besteira a cometer.


Guilherme Sacalzilli é historiador e escritor.

QUE PAPELÃO, TIO SAM!!!
CORDEL DIÁRIOMENSAGENS NATALINAS
Os 10 mais lidos:
MENU ALTERNATIVO:
MEU QUASE-CURRÍCULO
(1407 leituras)



E CADÊ A CAMISINHA?
(905 leituras)


PEÇA ÍNTIMA e outras PEÇAS
(901 leituras)


XOXOTA na CAPOEIRA
(788 leituras)


Peça íntima
(754 leituras)


Teatro de uma VIDA
(697 leituras)


MENSAGENS NATALINAS
(638)


MENU ALTERNATIVO
(616 leituras)


Aprenda a COLORIR as letras
(492 leituras)


MEU QUADRO DE AVISOS
(484 leituras)


Atualizado em 27/12/2003

CONHEÇA ESTA FACILIDADE DISPONIBILIZADA AOS MEUS LEITORES
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos

Vem aí a 1ª Antologia de escritores da Usina de Letras
Web-Azuis*
coloridos em preto & branco
A realização de um sonho, que será mais azul, à medida em que você participar!!!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui