Usina de Letras
Usina de Letras
                                                                         
Usina de Letras
207 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 58851 )
Cartas ( 21227)
Contos (13051)
Cordel (10270)
Crônicas (22175)
Discursos (3163)
Ensaios - (9370)
Erótico (13476)
Frases (46092)
Humor (19171)
Infantil (4365)
Infanto Juvenil (3567)
Letras de Música (5469)
Peça de Teatro (1332)
Poesias (137992)
Redação (3039)
Roteiro de Filme ou Novela (1060)
Teses / Monologos (2425)
Textos Jurídicos (1940)
Textos Religiosos/Sermões (5438)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->O MANDRIVA ENSINANDO O PUNGUIM A VOAR -- 30/11/2011 - 22:29 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
.
Mandriva 2011 Powerpack
Eu sei que pinguim não voa, mas não estou falando daquele animalzinho de andar esquisito que vive nas regiões polares. Estou falando de outro pinguim: o LINUX cujo símbolo é justamente um pinguim. E assim como existem várias espécies de pinguim, também existem vários linux, os quais são chamados de DISTROS. Aliás, existem centenas de distros, cada uma com uma característica própria cujo objetivo é sempre suprir as necessidades de um grupo de usuários. Portanto, diferentemente do Windows onde o usuário terá de se adaptar e o seu computador a ele, o linux é quem se adapta a você e ao seu computador.
Uma dessas distros é o Mandriva, cujo foco é o usuário pouco experiente e ao mesmo tempo exigente que deseja algo moderno, charmoso e repleto de recursos; aliás, o que não falta ao Mandriva é recursos. Tudo nele parece ter sido pensado para seduzir principalmente os amantes da tecnologia. O Lançador de Aplicativos é que o diga. Talvez por isso o Mandriva parece exigir um pouco mais de equipamento do que a maioria das distros, embora rode bem em computadores mais modestos.
O que a difere de outras distros não é só o fato de usar o ambiente KDE, pois muitas outras também o usa, mas a preocupação em inová-lo, embelezá-lo e torná-lo mais funcional e integrado ao sistema do que em outras distros. O gerenciador de arquivos Dolphin recebeu atenção especial, o que possibilita uma experiência maravilhosa para o usuário.
Outro fator que contribui para a facilidade de uso do Mandriva por usuários inexperientes é o MCC (Mandriva Control Center), onde o usuário faz todo o tipo de configuração do sistema. Tanto é que o MCC é usado em várias distros como o PcLinuxOS, Mageia, BlackPanter, TyneME entre outras. Aliás, no MCC há um recurso indispensável para quem está migrando do Windows: o instalador de fontes TTF. Com ele é possível importar as fontes da pasta Windows ou de outra pastas qualquer com apenas dois cliques do mouse.
Obviamente nem tudo são flores no Mandriva. Como eu o uso com frequência, percebi que ele exige mais do computador do que outras distros. A versão gratuita, chamada de FREE, não recebeu o mesmo tratamento que a versão paga, chamada de POWERPACK. Aliás, esta última apesar de ser completa, vir com todos os codecs de áudio e vídeo e vir com uma série de programas proprietários, possui um bug na instalação. Mesmo que se escolha o idioma português do Brasil, o sistema instala o português de Portugal. Para fazer essa correção é preciso ir até o gerenciador de pacotes e instalar o pacote de idiomas português brasileiro para o KDE e Firefox.
Segue abaixo um vídeo que mostra a versão 2011 do Mandriva


ENCONTRE-ME TAMBÉM: NO ORKUTNO FACEBOOK TWITTER NO MEU BLOG

LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR: MAR DE LAMAO PREÇO DA ALIANÇA ENTRE EUA E ISRAELA INTERNET E A REVOLUÇÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃOLINUXSOCIALL: O LINUX TEM AGORA A SUA REDESALVE-SE QUEM PUDERO PLEBISCITO DE 2005 E A TRAGÉDIA NO RIOAS REVOLTAS POPULARES NO MUNDO ÁRABEO TIRO NO PÉ DA NOKIAIMPRESSÕES ACERCA DO SAMSUNG GALAXY TABO QUE ESPERAR DO GOVERNO DILMA?O MORRO DO ALEMÃO E OS TRAFICANTESA VITÓRIA DE DILMA ROUSSEFFELEIÇÕES 2010: QUANTA INGENUIDADE!!!TEM GENTE QUE GOSTA DE SER ENGANADOO QUE ACONTECERÁ SE SERRA FOR ELEITO?MOVIDOS PELO ÓDIOELEIÇÕES 2010: PARTINDO PARA O ATAQUEA MENINA ÔNIBUS (RESUMO DA OBRA)

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui