Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A A. DO SUL NÃO É MAIS QUINTAL DOS EUA -- 02/03/2005 - 17:45 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A AMÉRICA DO SUL NÃO É MAIS QUINTAL DOS EUA


0000FF”> A mais recente e inédita vitória da esquerda no Uruguai mostra os rumos que os sul-americanos pretendem tomar. Gostem ou não, é fato consumado que há um processo de união e fortalecimento da esquerda latino-americana. As eleições de Chaves na Venezuela, Lula no Brasil, Kirchner na Argentina, e agora Vázquez no Uruguai é a prova de que o Neo-liberalismo e o alinhamento aos EUA chegaram ao fim.

Até pouco tempo Argentina e Uruguai mantinham um alinhamento em todos os setores com os EUA. Dir-se-ia até que os dois países não passavam satélite dos EUA. Todavia, Kirchner, foi eleito com a promessa de romper esse alinhamento incondicional com os EUA, e o mesmo aconteceu com Tabaré Vázquez que foi eleito prometendo maior integração com os vizinhos em detrimento do alinhamento com os EUA.

E essa guinada à esquerda pode ser percebida de forma mais clareza quando se olha a lista dos presentes na posse de Vázquez. Os chefes mais importantes eram exatamente Chaves, Lula e Kirchner. A única ausência sentida foi a de Fidel Castro que não pode comparecer e mandou um enviado especial. E a mudança de comportamento do Uruguai com relação à Cuba já pode ser notada. Antes o país sul-americano combatia o regime cubano, hoje o tem como aliado.

A conclusão que se pode tirar é a de que os povos sul-americanos estão mais interessados em se unirem para encontrar juntos soluções para seus problemas do que recorrerem ao primo rico para ajudá-los. Não é por acaso que a América do Sul está virando as costas para os norte-americanos. Prova disso é o pouco caso que estão fazendo com relação à ALCA. É como diz um alto funcionário do governo dos EUA: “ A América Latina não está mais circunscrita ao hemisfério que ocupa, como um conjunto de países no quintal dos EUA.”




LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

VAI FALTAR EMOÇÃO

O PT NA ENCRUZILHADA

O QUE ESPERAR DE 2005?

POR QUE BUSH GANHOU

O RETORNO À IDADE MÉDIA

AOS PERDEDORES, O CASTIGO

DE NOVO ESSE ASSUNTO?

O LEGADO DOS EUA NO IRAQUE?

A HISTÓRIA SE REPETINDO

O NOVO VIETNÃ

IRAQUE: UMA LIÇÃO

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui