Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Que MOTIVOS você tem para não apoiar o MST? -- 16/01/2004 - 19:39 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
    Motivos não me faltam para apoiar o MST... Aliás, são tantos, que sobram-me!
    E você, que não apoia a luta dos nossos irmãos SEM TERRA, tem motivos reais para se posicionar assim? Em que está baseada esta sua posição tão contrária a este movimento tão legítimo e socialmente imprescindível à paz no campo? Você, por acaso, já foi a um acampamento ou assentamento para conversar com as vítimas do nosso injusto sistema agrário? Já ouviu o lado deles para contrapor com a versão da elite, ou ao contrário, como fazem muitos pseudo-democratas considera suficiente a versão da grande imprensa para formar sua opinião sobre uma questão que envolve o futuro de tantos milhões de compatriotas seus?
    Pois eu lhe digo meu amigo! Se você é contra o MST baseado no que diz a grande imprensa, lamento informa-lo que está correndo um sério risco, de vir a se arrepender no futuro, caso reflita melhor sobre um assunto, pois a grande imprensa brasileira está quase que completamente comprometida com a nossa elite agrária. Só para ilustrar, você sabia, por exemplo, que os Mesquitas que controlam um dos maiores jornais do país são latifundiários tradicionais?
    Apoio sim, o MST; e vou mais longe: considero-o o mais importante e legítimo movimento social brasileiro, sem mencionar que é o mais atuante, mais forte, mais organizado... E por que não dizer também, o mais patriótico!
    Sem a providencial atuação de companheiros como José Rainha, o João e muitos outros, a violência no campo já teria chegado a níveis astronômicos com os fazendeiros matando muito mais do que o mais de 2.500 trabalhadores que assassinaram desde a década de 80, segundo dados da Pastoral da Terra. É claro que o povo brasileiro sequer estariam tomando conhecimento de tantas mortes, pois a nossa imprensa (comprometida com os latifundiários) estaria escondendo tudo, pois para a essa "imprensinha" que se constitui na nossa "grande Imprensa" um estilingue nas mãos de um SEM-TERRA é muito mais letal do que um fuzil nas mãos de fazendeiros.
    O MST detém o grande mérito de trazer à tona o grave problema agrário no Brasil que desde a época colonial vem se agravando sem que nossas elites tomassem qualquer providência, a não ser aquelas que atendessem aos próprios interesses. Só por isso, o MST já teria justificada sua existência, mas ele vai mais longe e além forçar uma discussão nacional, age e o faz com uma bravura que de certa forma destoa do comportamento normalmente atribuído ao povo brasileiro __ o de "cordeirinhos".
    Aliás, penso que é exatamente a altivez do MST, o fator que mais assusta a nossa elite, que pelo que conheço de nossa história (conheço pouco, mas nem precisa se conhecer muito mesmo!!!) nunca teve a tranquilidade afetada em seus casarões construídos às custas da miséria do povo brasileiro, via exploração da mão-de-obra e via assalto, na cara dura mesmo, aos cofres públicos; quando não; grilagem pura e simples.
    Sem o MST, com sua atuação tão decisiva, eu certamente teria menos motivos para acreditar que este mundo um dia será melhor... Tampouco argumentos para tentar, com todo o respeito à sua autonomia de pensamento, mudar seus conceitos em relação à nossa realidade agrária e social.
    Amigo! De forma alguma eu espero que depois deste meu texto você mude radicalmente sua opinião sobre o MST, passando a vê-lo com os meus olhos, em vez dos seus. Espero sim, que você reveja alguns conceitos e ouça o lado do movimento, para então formar uma opinião no mínimo menos injusta; que leia textos de pessoas que realmente entendem da questão da terra e deixe de se influenciar tanto pelas palavras de um punhado de jornalistas que estão muito mais a serviço da elite do que do país, e principalmente, que deixe de ser papagaio de jornalistas comprados.
    Claro que depois de conhecer o outro lado da moeda você poderá continuar com a mesma opinião sobre o MST, afinal lavagem cerebral não é coisa que se cure em 100% dos casos, mas pelo menos ninguém poderá acusa-lo de não ter tentado melhorar como ser humano... (Rsrsrs)


    "O parágrafo acima está destacado por tratar-se de um piadinha que fiz para descontrair... Uma simples piadinha com aspirações à comicidade; bem diferente da nossa grande imprensa que é uma grande piada realisticamente trágica."



FRASES ditas na CAMA (103)
MEU QUADRO de AVISOSCORDEL DIÁRIODICAS de HTMLA USINA é VOCÊ!!!
Os 10 mais lidos:
MENU ALTERNATIVO:
MEU QUASE-CURRÍCULO
(1407 leituras)



E CADÊ A CAMISINHA?
(905 leituras)


PEÇA ÍNTIMA e outras PEÇAS
(901 leituras)


XOXOTA na CAPOEIRA
(788 leituras)


Peça íntima
(754 leituras)


Teatro de uma VIDA
(697 leituras)


MENSAGENS NATALINAS
(638)


MENU ALTERNATIVO
(616 leituras)


Aprenda a COLORIR as letras
(492 leituras)


MEU QUADRO DE AVISOS
(484 leituras)


Atualizado em 27/12/2003
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos

Todo mundo quer tirar a calcinha da PUTINHA...


CLIQUE NELA... CLIQUE!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui