Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Bocas abertas contra o Brasil! -- 05/06/2003 - 17:13 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As críticas ao governo Lula estão vindo de todos os lados; mas partem de um número limitado de bocas. É certo que são bocas grandes, que falam alto, bonito e muito; mas de forma alguma, o fazem em nome do povo, como tanto se esforçam para convencer-nos.

Se falassem em nome desse, estariam gritando por comida, por assistência médica, por terra, por emprego, por uma melhor distribuição de renda, pelo fim da corrupção... Em vez disso porém; gritam pela manutenção de privilégios e em defesa de interesses próprios das elites. São bocas que não ficam cheias de água, por alguma comida gostosa que não possam abocanhar; tampouco ficam fechadas, como forma de esconder a vergonhosa falta de dentes! São bocas privilegiadas que quando se abrem, proferem um português impecável, mas que, de forma alguma, falam a língua do povo brasileiro.

Sorte nossa (que temos o dever de ouvir os lamentos dessas bocas) é que o mau hálito não vem do estômago; ou melhor...da alma, pois se assim fosse, o papel de ouvintes que nos cabe, em respeito à cidadania dos falantes, seria insuportável.

É de rir, com os cantos da boca até as orelhas, o protesto egoísta dessas bocas que tudo fazem para se passarem por representantes dos legítimos interesses do país. Boquejam sobre barrigas cheias em defesa de direitos conseguidos através das brechas em nossas leis tortas e exigem do presidente um tratamento diferenciado como se a cidadania fosse negociada pelos bancos e portanto estivessem atrelada às suas contas correntes.

Enquanto as bocas cheias criticam, vaiam e até xingam o presidente; as bocas vazias e desdentadas seguem esperançosas e confiantes nas palavras que saem da boca de Lula... E ele por sua vez, não se fazendo de rogado, continua falando pelos cotovelos, num estilo próprio que aproxima seu discurso das massas.

E por falar em discurso, até as parábolas do Lula têm irritado a quem não agrada a idéia de um presidente que consegue fazer-se entender pelo povo. Acusam-no de estar usando suas "historinhas" para enganar o povo, como se todos os discursos modelos que já ouvimos fossem feitos só de verdades.

Ora gante! Tenham fé neste país e a decência de terem o mínimo de patriotismo. Eu não peço que se calem, pois tal pedido seria ridículo numa democracia, mas peço que pensem mais no país e menos nos próprios bolsos, antes de abrirem as bocas para criticarem de forma tão destrutiva um presidente que representa um movimento legítimo que colocou-o na presidência para mudar a cara do Brasil.

Democracia é assim mesmo! Nem sempre nossos candidatos vencem, mas isso não significa que devemos perder o bom senso, a ponto de irmos contra o futuro do país em nome de interesses próprios. Lula tem sim (por mais que isso possa doer-lhes) reais chances de fazer este país crescer tanto econômicamente como socialmente e se vocês não estão dispostos a ajudar, que não atrapalhem com críticas destrutivas.

Se for para criticar que o façam construtivamente, e trabalhem... Sobretudo tarbalhem, muito mais do que nunca, pois não podemos perder a chance de mudar o Brasil; para melhor é claro.


ELEGEMOS LULA PARA ISSO! FAÇAMOS NOSSA PARTE!


LUIZ (LUMONÊ)
CONHEÇA OUTROS TEXTOS DE MINHA PÁGINA!!!
Meu Quadro de AvisosSeleção de TextosDicas de HTMLComentando Textos Usineiros
EU NÃO FUI Às URNAS, PARA QUEBRAR O PAÍS!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui