"Ela contraiu a doença na época em que ainda era viva".
(Da petição inicial de uma ação de cobrança, contra seguradora, na 7ª Vara Cível de Porto Alegre).
Confissão
"Requeiro expressamente o depoimento pessoal de meu cliente, em audiência de instrução e julgamento, sob pena de confissão"
(De uma petição judicial na 7ª Vara Cível de Porto Alegre)
Laudo exato
"Na chegada da polícia, o cadáver encontrava-se rigorosamente imóvel".
(De um laudo policial, após homicídio em Passo Fundo – RS).
Reação Orgânica
"Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça".
(De uma defesa prévia na 8ª Vara Criminal de Porto Alegre).
Fora múmia!!!
"O Ministério Público Federal sugere que seja desentranhada a barata mumificada às fls. 02, em homenagem à boa higiene dos cartórios da comarca ou a substituição de tal pena."
(De uma promoção ministerial, em ação, na 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro).
Destruição autorizada!
"Não creio que a barata tenha sido mumificada, como afirma o culto membro do MPF, pois a justiça Federal não tem meios nem recursos para submeter tais insetos, ou mesmo os camundongos que aqui pontificam, a tratamento próprio para sua conservação, até porque esta prática, para conservação, supunha a crença na passagem do morto para uma vida eterna, o que não creio que ocorra com baratas. Acolho a promoção do Parquet Federal determino o desentranhamento do inseto e sua destruição".
(Decisão do Juiz da causa, na mesma ação).
Nova Marca de crucifício
Descrição da penhora feita por um oficial de Justiça de Porto Alegre: "um crucifixo, em madeira, estilo colonial, marca INRI – se número de série..."
"O devedor pode ser localizado na casa nº 242 da rua que fica aos fundos do cemitério, não precisando o oficial de Justiça alegar medo, como pretexto para não realizar a diligência, por que trata-se de rua despovoada de almas de outro mundo".
(De uma petição, na Comarca de São Jerônimo)