Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->APRENDA A ALINHAR seus TEXTOS -- 01/02/2003 - 00:32 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho recebido muitos pedidos de pessoas interessadas em aprender como se justificar um texto aqui na USINA e em atendimento aos amigos resolvi publicar mais um texto com dicas de HTML, desta vez sobre alinhamento.



Para ilustrar a questão vou usar um exemplo bem comum:



<p align=left>



<p> é uma tag para criar um parágrafo. Dentre outros ela pode conter o atributo align(alinhamento) para definir o alinhamento do parágrafo, neste caso definido com o valor "left" (à esquerda). Ela também pode receber valores como "right" (à direita) "center" (centralizado) e "justify" (justificado)



Vejamos na prática:



Este é um parágrafo de meu conto A MORTE DO ZÉ, onde eu uso o alinhamento à esquerda.



<p align=left>



Nos dias que se seguiram à morte do Zé, o assunto na cidade era um só: todos queriam saber a identidade do assassino. Nas semanas que se seguiram porém, a morte do Zé foi trocada por outros assuntos: o custo de vida, o desemprego, a crise política, a novela e outros tantos assuntos e o que me causou surpresa foi que até a viúva, em tão pouco tempo deixou de falar no Zé, pelo menos no Zé falecido, passando a falar de outro Zé que nada tem a ver com esta história.








Este é um parágrafo de meu conto DEUS e as LOUCURAS GENÉTICAS DO HOMEM, onde eu uso o alinhamento à direita.



<p align=right>



No começo nada existia. Tudo não passava de um vazio; um vazio mais vazio que o meu bolso, se é que possa existir tal aberração. Deus então, cansado de ver tanta falta de conteúdo (parecia até alguns "sítios" que existem por aí) resolveu criar o UNIVERSO e como naquele tempo ainda não existia as empreiteiras, tampouco as fábricas de cimento do Antonio Emilio, precisou ser criativo ao extremo criando tudo do nada.








Este é um parágrafo de meu conto O VENDEDOR DE HOLLETRITE; onde eu uso o alinhamento centralizado.



<p align=center>



Logo cedo ele dirigiu-se ao departamento pessoal para pegar aquele pedaço de papel que o capital usa para cascar o bico no trabalho; o tal HOLLERITE e ao conferir o mesmo, vendo que seu salário não havia sido reajustado, só não caiu de costas por falta de espaço já que seus colegas haviam chegado antes e o chão estava repleto de corpos estendidos.








Este é um parágrafo de minha crônica ACONTECEU NO CHURRASCO DA USINA, onde eu uso o alinhamento justificado.



<p align=justify>



Estávamos todos à beira da piscina e quando digo "todos" me refiro a cada um dos mais de cinco mil usineiros aqui cadastrados, numa demonstração incontestável de que a licença poética faz com as leis da física muito mais do que faz com as leis gramaticais! Afinal só com muita licença poética para caber tanta gente numa chácara tão modesta em área construída.











Todos os códigos apresentados acima não precisam ser fechados e só fazem efeito no paragráfo em que são aplicados, ou seja, se você quiser justificar um texto de 20 paragráfo terá que repetir o código <p align=justify> no início de cada um dos paragráfos. Trabalhoso não???



Mas calma! Você pode evitar essa trabalheira toda utilizando o código <DIV> e </DIV>



VEJA UM EXEMPLO:



O texto abaixo é um trecho da segunda parte de minha crônica ACONTECEU NO CHURRASCO DA USINA.



Se eu quisesse justifica-lo sem o código <DIV> teria que usar o código <p align=justify> em cada parágrafo, o que daria muito trabalho, sem dúvida. Em vez disso eu posso usar no início do primeiro parágrafo o código <DIV align=justify> e no final do último </DIV>



O resultado será este:



Depois de cordelar muito e tomar tanto quanto, Milene Arder resolveu implicar com a "agua" da piscina:

__Gente!!! Vocês estão vendo, o que estou vendo? __ perguntou escandalizada para os amigos.

__Depende do que você esteja vendo!__respondeu por todos Daniel, que continuava sentado confortavelmente em sua cadeira de vime ao redor da qual o grupo se reunia.

__O acento! Cadê o acento da água da piscina?

__Acento da água da piscina? __ estranhou Manezinho do Icó __ Você bebeu demais mulher! Tá na maior água, isso sim!

__Sim! Bebi, e até exagerei na dose, mas não o bastante para permitir que tanta água fique sem acento bem debaixo de nossos narizes! __e enfatizou __ Gente!!! Somos uma comunidade de escritores! A língua portuguesa é nossa ferramenta de trabalho! Temos que zelar por ela!

__Tudo bem Milene! __interferiu Athos que até então procurava pela hora perdida__ Mas o que você pretende fazer para acentuar tanta água?

__Ainda não sei amigo Athos! Mas não podemos ficar sentados enquanto nossa língua é tão maltratada! Temos que agir rápido! Não temos uma hora a perder!

__E por falar em perder uma hora...você viu a hora que eu perdi?

__Não! Não vi nenhum segundo sequer dela! Mas você procurou direito?

__Em todos os lugares possíveis, mas nem a menor sombra da mesma! Parece que ela evaporou-se!

__Quando entrei eu vi um relógio de parede na varanda da casa do caseiro! Já procurou lá? Quem sabe!?

__Ótima idéia! Quem sabe minha hora perdida esteja lá? Até mais amiga! E boa sorte na acentuação da "agua" da piscina!

__Obrigado amigo Athos! Enquanto isso, vou tentar encontrar uma forma de acentuar toda essa "agua"!__ finalizou Milene fixando os olhos na piscina.

De repente apareceu do nada, gritando: "Kiááá!!!! Kiááá!!!" como um ninja daqueles filmes americanos, o mestre do Kufú usineiro, grande professor de "caminho suave" e amigo da onça, Osaka.

__O que é isso Osaka? __perguntou Milene __ Você quase me mata de susto!

Osaka, agora no meio do grupo com uma cadeira de bar na mão explicou-se:

__Desculpe Milene, mas é que eu trouxe a solução para o seu problema! Você não quer colocar um acento na "agua" da piscina? Pronto! É só jogar esta cadeira!

Com as palavras do "prestativo" Osaka, todos começaram a gargalhar, o que deixou-o puto da vida e à beira de começar a dar porradas em todo mundo. Por fim, gritou:

__Onde está a graça??? __perguntou em "pose" de ataque __Bando de gente malcriada! Seus excrementos...







Viu que facilidade? Com apenas um código eu justifiquei todo o texto, mas não se esqueça que ao contrário da tag <p> a tag <div> precisa ser fechada com </div>.

REPETINDO: Você usa <div align=justify> no início do primeiro parágrafo e </div> no final do último parágrafo a ser alinhado.








Espero que tais esclarecimentos sirvam de ajuda aos usineiros interessados em alinhar seus textos e se por ventura alguém que ainda não aprendeu os outros recursos que aqui divulguei queira faze-lo deixo à disposição os links abaixo:

APRENDA A FAZER NEGRITOS E ITÁLICOS

APRENDA A FAZER LINKS

APRENDA A CENTRALIZAR TEXTOS

APRENDA A FAZER RECUOS EM SEUS TEXTOS

APRENDA A COLORIR SEUS TEXTOS



ABRAÇOS


®LUMONÊ


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui