Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->COMENTANDO TEXTOS dos USINEIROS (4) -- 06/08/2003 - 16:56 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quase todas as minhas leituras na USINA são feitas em OFF-LINE, o que me impede de tecer comentários através do FALE COM O AUTOR ou através de mensagens, o que dá a falsa impressão de que eu não seja um leitor do sítio. Sou leitor sim...e aliás, assíduo! E para que não fique dúvidas, criei esta página, onde estarei inserindo comentários sobre os textos dos usineiros!
Comentário sobre o texto:
O COLAR DE LUMA (+Luiz)
do(a) usineiro(a)
José Guimarães Machado

Caro Guima!

Amigo! Não me assanhe com tal sugestão, pois o diploma de uma faculdadezinha sempre foi meu sonho de consumo... Diria até: "um sonho de infância".

Agora porém, é tarde e ao mesmo tempo cedo demais, para que eu o realize.

Tarde demais, pois no momento, o compromisso maior do escritorzim aqui, é com a estabilidade financeira da família, e o diploma é perfeitamente dispensável... Diria até: "inútil", já que os ganhos oriundos da minha labuta diária demandam cálculos, que o segundo grau "completado" e não completo (fiz supletivo em escola pública à noite) foi capaz de capacitar-me.

Nada pior para um socialista como eu, do que chegar à velhice "carente" e totalmente dependente da inexistente generosidade capitalista. Sendo assim, estou tratando de fazer meu "pezim" de meia, mesmo sem diploma e quase que, até sem meia.

A luta pela mínima capitalização necessária à dignidade humana exige das vítimas do capitalismo, sacrifícios extremos, não condizente com a rotina acadêmica... Alguns de seus "carentes" que o digam.

Costumo dizer que no Brasil de hoje, um socialista têm três opções na vida: combater o capitalismo de fato, integrando-se ao MST, livrar-se definitivamente de suas malezas ficando rico ou parcialmente tornando-se funcionário público... Tudo o mais, não passa de discursos que fazemos para aporrinhar o povinho da direita.

Diante da tripla encruzilhada, (existem cruzes de três pontas???) só resta-me a segunda opção, já que, em relação à terra já carpi (tanto no sentido caipira de manusear a enxada, como no gramatical de chorar) o que tinha de carpir e em relação ao funcionalismo público, meu organismo não se adapta muito bem ao consumo do leite tipo "G" (de governamental) moldado que fui, para o trabalho, desde a infância.

Mas não fique chateado caro amigo, pois seu conselho não há de entrar por uma orelha e sair pela outra... Muito pelo contrário! Guardo-o no coração com a certeza de que um dia adentrarei os portões de uma faculdadezinha qualquer, pensando nas palavras de um amigo anarquista que conheci na usina. Mas isso só deverá acontecer bem lá no futuro, pois para mim, por enquanto, já é tarde demais... E pelas mesmas razões, que fazem com que, seja cedo demais.

E o amigo há de entender o que quero dizer com isso, afinal, a faculdadezinha já não lhe falta!

Abraços!




CONHEÇA TAMBÉM, OUTROS COMENTÁRIOS!!!         ®LUMONÊ
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos
Comentário sobre o texto:
USINA é refugio instigante na WEB!
do(a) usineiro(a)
Clésio Boeira da Silva

Caro Clésio!

Da parte que me toca em seu textículo, tenho algumas respostas em minha defesa!

Como USINEIRO, quero dizer-lhe que estou aqui a um ano e meio e não abro mão do espaço que conquistei neste magnífico sítio, quer você aceite ou não que outros sejam mais lidos do que você!

Como ESCRITOR, quero dizer-lhe que respeito a língua portuguesa, mas não sou escravo dela, a ponto de calar-me em nome da concordância nominal, verbal ou qualquer outra regra... Tenho muito a dizer, e não abro mão do direito de manifestar-me, só porque um academicozinho cismou de implicar comigo!

Como SOCIALISTA, quero dizer-lhe que; o que vem da DIREITA não me atinge!

Como CONTRIBUINTE, quero dizer-lhe que continuo achando que os funcionários públicos são protegidos das mazelas do capitalismo, num QUASE-SOCIALISMO às custas dos demais brasileiros... E que não estamos mais dispostos a financiar privilégios.

E como seu AMIGO gostaria de sugerir-lhe um psiquiatra...

(Claro que você pode dizer que não mencionou meu nome em seu belo texto, e que; se a carapuça me serviu, o problema é meu... Neste caso: "Desconsidere as minhas respostas... Mas pense com carinho na sugestão!!!)


CONHEÇA TAMBÉM, OUTROS COMENTÁRIOS!!!         ®LUMONÊ
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos

Comentário sobre o texto:
GOVERNO BICOMBUSÍVEL
do(a) usineiro(a)
Félix Maier

Caro amigo Félix!

Com todo respeito que sempre tenho às opiniões alheias, gostaria apenas de discordar, democraticamente de algumas palavras ditas pelo amigo em entrevista cedida ao grande jornalista Clésio Boeira da Silva.

Você disse: "que a esquerda se alastrou feito um câncer na sociedade brasileira depois dos governos militares".

Que cinismo! Na verdade, se fossemos usar a linguagem dos médicos, deveríamos dizer que os governos militares foram o próprio tumor maligno (e bote maligno nisso!!!) e as esquerdas; a junta médica convocada pelo povo para livrar o país da morte.

Na verdade o amigo, que é militar na reserva, deveria pedir desculpas por todo o mal que o golpe de 64 causou ao país e agradecer às esquerdas pela doçura dos remédios que foi ministrado aos golpistas...Na Argentina, por exemplo, os assassinos de fardas ainda prestam contas à justiça e até cometem suicídio diante do peso de suas culpas.... Aqui no Brasil estão ocupando cargos importantes como é o caso de um antigo torturador que trabalha no governo de Geraldo Alckimin, como foi minimamente denunciado recentemente pela imprensa.

Aliás, dessas coisas, nossa imprensa nunca trata com a profundidade que deveria... E depois ainda dizem que a esquerda tomou conta da imprensa nacional... Quem dera tivesse!!! O país estaria muito melhor!

Desculpe, mas isso é o que penso... E lembre-se que durante a ditadura militar, muitos foram mortos por dizerem o que pensavam! Inclusive, militares decentes!!!

Obrigado!



CONHEÇA TAMBÉM, OUTROS COMENTÁRIOS!!!         ®LUMONÊ
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui