Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->FUNCIONALISMO PÚBLICO é quase SOCIALISMO (2) -- 12/06/2003 - 08:31 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TESE sobre o QUASE-SOCIALISMO!


Em defesa da minha tese, tenho a dizer que o fato dos funcionários públicos terem ficado oito anos sem aumento e terem recebido apenas 1% do governo LULA não significa que a proteção do estado em relação às mazelas do capitalismo não exista...

O que não podemos desconsiderar é que entre outros mecanismos de exploração, os trabalhadores da iniciativa privada estão sujeitos à perversa ROTATIVIDADE de MÃO de OBRA...

Com este mecanismo capitalista, as empresas substituem seus funcionários com cada vez mais frequência, como forma de reduzir "nominalmente" o valor dos sálarios... Muito pior do que ficar oitos anos sem reajustes é ser dispensado por um empresa e ter que entrar em outra ganhando até a metade do sálario anterior... E mil vezes pior do que isso é ter que, na ausência de um novo emprego, submeter-se aos bicos, abrindo mão das poucas garantias da carteira assinada.

Pois é!!! Eu conheço uma pá de gente que passou por esta situação e outros tantos, por situações até piores... E o pior é que isso não é tudo.

Existe também a tal de terceirização, com a qual as empresas maiores, que até prestam uma assistência "melhorzinha" aos seus funcionários, passam parte de sua produção para empresas menores (as terceirizadas) que têm como uma das principais fonte de receita o descumprimento de leis trabalhistas... Descumprimento esse acobertado pelo medo que o trabalhador tem do desemprego, já que, a estabilidade no emprego é privilégio só de quem trabalha para o governo, que é um patrão mais socialista do que capitalista.

Não é preciso ser muito bem informado, bastando apenas não olhar só para o próprio umbigo, para se chegar à constatação de que; na iniciativa privada é cada menor a parcela de trabalhadores que conseguem manter seus empregos por mais de oito anos, e que cada novo emprego na vida de um trabalhador quase sempre significa redução nominal dos salários.

Sendo assim; por estarem sujeitos às perversas leis do capitalismo e não contarem com os benefícios de quem vive num quase-SOCIALISMO, os trabalhadores da iniciativa privada, foram muito mais prejudicados pelo desgoverno FHC do que seus companheiros do setor público, apesar destes também terem sido sacrificados.

E é por tudo isso, e principalmente porque o privilégio de se viver num QUASE-SOCIALISMO é pago com os impostos que todos recolhemos, que sou a favor da reforma da previdência... Não a do FHC que não tinha piso para proteger os que ganham menos, mas esta do LULA, que além de poupar os mais pobres, está sendo negociada com amplos setores da sociedade, numa clara demostração de que o governo LULA não representa apenas os interesses do PT , mas os de toda a sociedade...

Diria que até mesmo os interesses dos INATIVOS, que se preocupam com o futuro previdenciário de seus filhos e netos...


LUIZ (LUMONÊ)
CONHEÇA OUTROS TEXTOS DE MINHA PÁGINA!!!
Meu Quadro de AvisosSeleção de TextosDicas de HTMLComentando Textos Usineiros
FUNCIONALISMO PÚBLICO é quase SOCIALISMO (1)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui