Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->FUNCIONALISMO PÚBLICO é quase SOCIALISMO -- 11/06/2003 - 17:18 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não que eu não ache um direito legítimo, afinal todos temos o direito à crítica... Só acho estranho e suspeito, que muitos funcionários públicos sejam contra o socialismo e defendam com unhas e dentes este sistema tão nefasto que é o CAPITALISMO.

Como podem defender o CAPITALISMO se nada sabem do mesmo, uma vez que; o quase-socialismo (também chamado de funcionalismo público) os protegem do que há de pior no capitalismo, que é a exploração pelo CAPITAL, bem como a ditadura de patrões que se tornam senhores de nossos destinos.

Uma defesa do capitalismo, por parte de pessoas que vivem num sistema quase socialista, a mim, passa a impressão de se querer para os outros aquilo que não se quer para si mesmo, numa total falta de consideração para com os semelhantes.

Se o capitalismo é tão bom e o socialismo precisa ser banido da face da terra, por que então lutar contra as reformas que tentam igualar as formas de tratamento entre as duas categorias?

Se for para sobrevivermos no capitalismo, justo seria que todos fossem submetidos às mesmas leis; inclusive aquela tão famosa e defendida pelos adoradores do capital, pomposamente chamada de Lei da Oferta e Procura, a qual poderia ser defenida numa única frase: "Cansado do público? Peça a conta e vá para a privada!"

Não é isso que acontece no mercado de trabalho, desprovido de privilégios, da iniciativa privada? Pois então! Por que a diferênça de tratamento, se somos todos brasileiros?

Claro que o ideal seria que todos vivessem num sistema parecido com o público e que as empresas capitalistas fossem banidas de nosso convívio, com todo o seu gerenciamento desumano, mas já que isso, ainda é impossível, pelo menos, que sejam amenizadas na medida do possível as gritantes diferênças entre os trabalhadores.

Eu nada tenho contra os funcionários públicos (inclusive tenho amigos no meio; a maior parte deles petistas) mas não acho justo que parte dos recursos do país sejam usados para manter os privilégios e os empregos dos trabalhadores públicos enquanto milhões de vítimas do capitalismo sofrem com a exploração do homem pelo homem, sem qualquer proteção do estado.

Quem sabe sentindo na pele o que é o capitalismo, alguns funcionários públicos parassem de falar tantas besteiras em favor do capital e passassem a trabalhar um pouco mais, em benefício dos usuários, que muita vezes tornam-se também vítima do mau atendimento nas repartições públicas, como se a condição de vítima das empresas não bastasse.

Quem sabe, com um maior número de pessoas sabendo o que é capitalismo; o socialismo venha presentear-nos com a tão necessária justiça social!

Quem sabe!!!


LUIZ (LUMONÊ)
CONHEÇA OUTROS TEXTOS DE MINHA PÁGINA!!!
Meu Quadro de AvisosSeleção de TextosDicas de HTMLComentando Textos Usineiros
PROVOCAÇÕES ao CAPITALISMO!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui