Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
30 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 57782 )
Cartas ( 21194)
Contos (12705)
Cordel (10211)
Crônicas (22324)
Discursos (3143)
Ensaios - (9129)
Erótico (13429)
Frases (44605)
Humor (18715)
Infantil (3977)
Infanto Juvenil (2918)
Letras de Música (5483)
Peça de Teatro (1321)
Poesias (138432)
Redação (2958)
Roteiro de Filme ou Novela (1056)
Teses / Monologos (2413)
Textos Jurídicos (1931)
Textos Religiosos/Sermões (5050)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->BIBLIOTECA E LIVROTERAPIA -- 16/01/2019 - 23:08 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos


Segundo pesquisas feitas por todo o país, os jovens estão em primeiro lugar nas estatísticas de depressão e suicídio, sendo que o número de jovens suicidas aumenta enormemente a cada dia. Isso, sem falar nas crianças que já apresentam um quadro de depressão muito grande, a partir de pesquisas feitas em todo o território nacional.



Alguns grupos de terapeutas tentam amenizar o sofrimento de jovens depressivos, através de uma nova terapia chamada de livroterapia ou biblioterapia, usando como medicamento de apoio, a leitura.



Mas, de que maneira a leitura pode ajudar a combater a depressão nas crianças e nos jovens, além de libertá-los da ideia de suicídio e da tristeza produzida pelo abandono e pela massificação do mundo moderno?



A resposta é muito simples: em todas as épocas e países, a grande maioria dos autores de literatura têm transferido para seus personagens muitas das angústias vivenciadas pelos seres humanos, em todas as suas faces de desconsolo e solidão. Ao mesmo tempo que transferem as angústias humanas aos personagens, os autores também apresentam, através do corpo da história, tramas que contém a solução para os problemas de cada indivíduo.



Dessa forma, os terapeutas que usam da livroterapia, aconselham aos seus clientes de todas as idades – principalmente jovens -, a busca da sua cura através da leitura. Certamente que cada indivíduo terá um tratamento de acordo com os seus sintomas, portanto, a leitura não é a mesma para todos.



Como terapia, em todo o país, formam-se grupos de leitores que fazem a leitura – pode ser de um mesmo livro para todos – onde cada um coloca a sua impressão, o que mais marcou, o que mais ajudou na sua procura por um alívio à depressão e à solidão.



Para outros indivíduos, são aconselhados certos livros cujas histórias e personagens contam exatamente casos onde a doença tem causas espirituais ou produzida pelo isolamento, tão grandemente provocado pela vida moderna.



Na leitura dos livros indicados, o jovem ou o adulto encontram a própria imagem num espelho, através dos relatos dos diversos personagens abordados pelos escritores de todas as épocas.



Essa nova espécie de terapia, além de colocar o jovem de frente para as suas próprias dificuldades, traz um olhar novo para as nossas bibliotecas que, infelizmente, estão também muito abandonadas, à espera de leitores que descubram a preciosidade que a leitura oferece a quem procura por livros de auto-ajuda ou semelhantes.

Um recado aos jovens que encontram sérias dificuldades para conversar com alguém sobre sua solidão, suas dúvidas existenciais e seus momentos de depressão: redescubram o valor de uma biblioteca, procurem na leitura soluções sadias para os seus problemas.

Cada biblioteca possui um vasto universo de literatura que trata da solidão humana com maestria, apontando caminhos novos, mais positivos, afastando todo e qualquer pensamento de tristeza e amargura sobre a própria vida e sobre a existência humana neste Planeta.



O livro, além de uma fonte inesgotável de lazer e de prazer, apresenta rumos, sonhos, esperança.... basta dar a si mesmo o privilégio de entrar em uma biblioteca com a certeza de que está em busca de todas as respostas para problemas complexos desta era tão intrépida e, ao mesmo tempo, tão esmagadora da felicidade humana!



Acolha essa ideia... associe a biblioteca com livroterapia, e tenha uma fantástica leitura.



Saleti Hartmann

Professora e Poeta

Cândido Godói-RS

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 5Exibido 38 vezesFale com o autor