Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA ENRASCADA CHAMADA IRÃ -- 02/06/2010 - 20:14 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UMA ENRASCADA CHAMADA IRÃ



O presidente Lula se meteu numa enrascada maior do que as pretensões brasileiras, e maior ainda do que o Brasil é capaz suportar, ao se meter no conflito do Irã com a comunidade internacional acerca do projeto iraniano de enriquecimento de urânio. Digo isso com a certeza de que o Brasil, embora tenha o direito de dar palpites – até porque tem um acento provisório no Conselho de Segurança da ONU --, não tem cacife suficiente para arcar com o ônus desse desafio.

Se não bastasse o fato de ter de arcar com os custos de apoiar um regime não democrático, que parece ignorar por completo a história, ainda é preciso digerir um governo que ora promete colaborar com a Agência Internacional de Energia Atômica, ora a desafia anunciando o aprofundamento do enriquecimento de urânio.

O Irã como qualquer país tem o direito ao uso da energia nuclear para fins pacíficos. O problema é que esse uso deve ser feito de forma transparente, com inspeções pelos órgãos competentes a fim de verificar o uso pacífico dessa energia. E é aí que está o problema: o governo iraniano não permite essas inspeções. Assim, não é possível saber se realmente esta energia está sendo usada para fins pacíficos ou para a produção de armas atômicas.

Outra questão: o Irã está cercado de inimigos. Armas atômicas nas mãos dos teocratas iranianos poderia desestabilizar toda a região, talvez a região mais instável do planeta.

Só isso já era o suficiente para que o Brasil não se alinhasse ao Irã. No entanto há ainda um fato mais importante. Ao se meter num problema entre os EUA e o Irã – porque de fato esse embate não é exatamente da comunidade internacional com o Irã, mas sim uma quebra de braço entre os EUA e o regime iraniano, que em 1979 derrubou um governo alinhado dos EUA – o Brasil e a Turquia desafiaram não só a hegemonia americana como tentou enfraquecê-los. Tanto é verdade que imediatamente os EUA apresentaram no Conselho de Segurança da ONU uma nova proposta de resolução contra o Irã. Esse ato dos EUA foi uma resposta imediata à interferência brasileira e turca nessa disputa. Tanto é verdade que o acordo fechado entre Brasil, Turquia e Irã é o mesmo apresentado pelos EUA no ano passado.

Desta feita o Brasil não só poderá pagar no futuro o ônus de ter sido enganado pelo Irã, uma vez que nada garante que agora eles vão realmente cumprir o acordo, como também terá de enfrentar o descontentamento dos EUA. Se vamos ter cacife para pagar esse preço só o tempo dirá. Mas que Lula meteu o Brasil numa enrascada, ah disso não tenho dúvidas! Por outro lado, se conseguir com o Irã o que a comunidade internacional não conseguiu até agora será uma vitória histórica, digna de um assento permanente no CSU.





ENCONTRE-ME TAMBÉM:

NO ORKUT

NO FACEBOOK

TWITTER

NO MEU BLOG






LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

A MENINA ÔNIBUS (RESUMO DA OBRA)

SERRA OU DILMA?

HUGO CHAVES ME DECEPCIONOU

OS MILITARES E O GOVERNO LULA

O DESAFIO DO BRASIL NO HAITI

LAVEMOS NOSSAS MÃOS

DOR DE COTOVELO

E O RIO CHEGOU LÁ

O BRASILEIRO E A CULTURA

OPERA - UM INCRÍVEL NAVEGADOR DE INTERNET

MICHAEL JACKSON: NÓS O MATAMOS

O BRASIL LONGE DA CRISE

O ETERNO RETORNO DO HOJE

A CRISE FINANCEIRA E O AMANHÃ

COISAS DO CAPITALISMO

NÃO À DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

UMA PERCEPÇÃO PERIGOSA

GUERRAS NÃO LEVAM A NADA

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui