Usina de Letras
Usina de Letras
296 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Instalação da Basílica permite ritual de indulgência -- 07/08/2010 - 17:10 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Instalação da Basílica permite ritual de indulgência

Perdão da pena temporal dos fiéis passa a fazer parte das atribuições da Igreja Matriz após recebimento do novo título concedido pelo Vaticano


Brasão foi colocado na última segunda-feira


Renata Meneghin

A instalação da Sacrossanta Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, que será oficializada no próximo dia 15 de agosto, não vai alterar as tradicionais celebrações e atividades religiosas que já acontecem na Igreja Matriz, mas permite que o templo passe a realizar um outro ritual católico: a indulgências aos fiéis.

Esse dom, segundo definição da Constituição Apostólica do Papa Paulo VI, “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa (após a confissão), que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja”.

O ato pode ser feito apenas em datas pré-determinadas pelo próprio Vaticano e acontece pela primeira vez em Araras no próximo domingo, durante as comemorações religiosas.

“As pessoas que passarem pela Basílica e cumprirem alguns preceitos receberão indulgências plenárias”, explica Rafael Pierobon, assessor de imprensa da comissão de instalação da Basílica.

Para receber o dom espiritual, lembra ele, os fiéis precisam estar em estado de graça, confessar os pecados, participar da missa de instalação da Basílica, comungar e orar pelas intenções do papa.

“O diácono anunciará as indulgências e o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira, que virá como legado pontifício (representante do Papa), distribuirá a indulgência aos fiéis que tiverem cumprido esses requisitos”, completa o assessor.

Segundo Pierobon, os católicos podem destinar as indulgências a si mesmos ou também à alma de amigos e familiares já falecidos.

Em entrevista concedida à Tribuna por e-mail, o bispo Dom Vilson reforça que o rito da Igreja Católica “quer seja Basílica, Matriz, Capela, Santuário, Catedral” é sempre o mesmo - no Ocidente, o adotado é o romano.

“O privilégio dado a uma Basílica é o de, juntamente com Roma, administrar as indulgências plenárias e também conceder todas as graças que o Santo Padre concede às Basílicas, por exemplo, no Ano Santo, que acontece de 50 em 50 anos, termos a Porta Santa”, acrescenta.

Para ele, mais do que privilégios, uma Basílica tem também que cumprir deveres. “Ser um pólo reconhecido de catequese e liturgia, ou seja, a Basílica deve propagar com amor a Palavra de Deus e celebrá-la com a vida”, completa.

Mais padres

A instalação da Basílica também deve alterar o número de padres no local. De acordo com informações da assessoria de imprensa do templo, pelo menos mais um religioso deve vir auxiliar no atendimento das confissões, nas missas e no trabalho junto as demais comunidades que continuam vinculadas à Matriz – entre elas, estão a de Santo Antônio (Jardim Santa Rosa), Santo Expedito (Pedras Preciosas), Santa Teresinha (Jardim Alvorada), São Bento (São Bento), Divino Espírito Santo (Parque das Árvores), Sagrado Coração de Jesus (Centro).
O reforço sacerdotal, no entanto, está previsto para acontecer apenas em 2011.

“A Matriz tradicionalmente sempre teve mais que um padre. Já estiveram aqui o Monsenhor Quércia e o padre Lanza, depois os padres Corrêa, Hercílio e Vladimir Barbosa Hergert, que foi auxiliado nos últimos anos por Amaury de Castro, Antônio Cândido Vasques, Robson Monteiro e Ricardo Aparecido dos Santos. Felizmente, no início do próximo ano, a Diocese terá cinco novos padres e, com isso, haverá a possibilidade de vir um presbítero auxiliar em nossa Basílica, somando forças com o pároco”, comenta o bispo.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio é a primeira da Diocese de Limeira a receber o título de Basílica. No Estado de São Paulo, há outras poucas unidades com esse status – entre elas, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, e a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte.

A honraria é destinada pela Santa Sé a templos católicos reconhecidos como monumentos históricos e artísticos, que se destacam pelo zelo à vida litúrgica e pastoral, e cujas celebrações recebam um grande número de fiéis.

“(É) Certamente um enriquecimento espiritual. É o Vaticano legitimando, apoiando e confirmando o trabalho eclesial que é feito na Diocese. Isto tem valor de reconhecimento público e um caráter divino para nós que cremos”, finaliza Dom Vilson.

Novena

A programação festiva da instalação da Basílica começou ontem, quando aconteceu caminhada penitencial às 6h e o primeiro dia da novena que segue até o dia 14 de agosto.

As missas acontecem diariamente em três horários: às 7h, às 11h30 e também às 19h30. Cada celebração será realizada por um padre diferente.

Na quarta-feira, uma missa solene reúne todos os padres da diocese de Limeira e também o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira. O evento acontece às 15h e é aberto a todos os fiéis.

O encerramento dos festejos coincide com ao dia da Padroeira de Araras, comemorado no próximo domingo, 15 de agosto. Na ocasião, o evento começa às 18h.

“Haverá cadeiras, tendas e telões montados na praça Barão de Araras, já que nem todo mundo conseguirá entrar na igreja para acompanhar a cerimônia”, explica Maria Rosa Luz, integrante da equipe que coordena a instalação da Basílica.

Ela explica ainda que parte da cerimônia será realizada na parte externa da Igreja e vai envolver, entre outros itens, a execução dos hinos nacional e do pontifício.

Fonte: TRIBUNA DO POVO/Cidade, Araras (SP), Sábado, 07/08/2010, página 7A.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Basílica Menor de Araras (SP)

Igreja Matriz recebe o título de Basílica Menor

Basílica Menor (Araras-SP)

Oficialização da Igreja Matriz para Basílica Menor

Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura

Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui