Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->BASÍLICA MENOR (Araras-SP) -- 09/05/2010 - 11:30 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




BASÍLICA MENOR (Araras-SP)


Igreja Matriz por volta de 1929

Muitos já sabem que a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio deverá ser elevada à Basílica Menor no próximo 15 de Agosto. É uma grande deferência da Santa Sé (Vaticano) para com a cidade de Araras. Será também a primeira igreja da Diocese (de Limeira-SP) a receber tal honra. Mas muitos nos pergunta:

O QUE É UMA BASÍLICA?

Transcrevo um texto do Dr. Marcos R. Chaves, médico de Itatiba-SP e oblato beneditino, muito instruído nessa área e que nos assessora neste momento. Escreve ele:

“Basílica, no seu sentido primitivo, era, no Império Romano, um local grande, construído para uso público, onde se administrava a justiça. O imperador Constantino, convertido ao cristianismo, concedeu várias basílicas civis para exercício do culto. Assim, desde o século IV, passaram a ser chamadas as igrejas paleocristãs, ou seja, aquelas dos primeiros tempos do cristianismo. Em todo o território do Império começaram a ser erigidas igrejas no modelo das basílicas romanas, para reunião dos fiéis e celebrações dos mistérios sagrados.

O gênio dos arquitetos e artistas cristãos produziram, no decorrer dos séculos, templos notáveis, por seu decoro e beleza. Dentre todos, sempre se destacou a Arquibasílica do Santíssimo Salvador, tradicionalmente chamada de ‘São João de Latrão’, devido à devoção expressa a São João Batista e a São João Evangelista. Esta é a cátedra do Papa, a ‘cabeça e mãe de todas as igrejas do mundo’ (a arquitetura da Igreja de Araras tem sua inspiração nela). Depois dela vêm as outras Basílicas Maiores: São Pedro no Vaticano, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros, pertencentes de maneira particular ao Soberano Pontífice. A elas juntam-se as Basílicas Menores Patriarcais de: São Lourenço Extramuros, em Roma; São Francisco e Santa Maria dos Anjos (Porciúncula), em Assis. Com o tempo, desejando honrar as igrejas que devotavam à Cátedra de Pedro uma especial devoção e que eram modelo de vida litúrgica para outras igrejas, os papas passaram a condecorar estas igrejas com o título de ‘Basílica Menor’. Esta analogia não deve ser fictícia, mas expressar uma união mais íntima da Igreja agraciada com a Cátedra Romana de Pedro, ao passo que exige uma execução mais elaborada da liturgia romana.

Basílicas são, portanto, igrejas que se destacam das demais de seu mesmo grau e, por privilégio e singular distinção concedidos pelo Romano Pontífice, estão postas sob proteção apostólica.

A elevação de um templo à dignidade de Basílica Menor deverá empenhar todos os fiéis, clérigos e leigos, a corresponder a este título, testemunhando o seu amor filial ao Santo Padre e sua aproximação e submissão maior a Roma, numa vida verdadeiramente cristã. Assim sendo, será maior ainda a gratidão dos fiéis a Deus, que cumulou de tantas graças este templo, ele também agora dispensador das graças indulgências romanas. A maior riqueza e o maior privilégio das basílicas é justamente algo de valor espiritual imensurável: as indulgências e elas anexas. A Basílica é Roma na Diocese!”

BRASÃO

Nosso pároco Padre Vladimir (Barbosa Hergert), juntamente com D. Tânia e Maria Rosa, foi até Tiradentes-MG para conversar com o Sr. Alex, a respeito do brasão em pedra sabão que deve ser posto no frontispício da Igreja Matriz. O Sr. Alex é escultor e dono de um ateliê chamado “Casa da Pedra”. Tiveram a possibilidade de conhecer seu trabalho e de trocar idéias a respeito do nosso brasão. A obra foi encomendada e deve estar pronta no final de junho. No brasão estão duas ânforas, uma com gotas de vinho e outra com gotas de água, lembrando o primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho, nas Bodas de Cana. Neste episódio se fundamenta o título de “Patrocínio” dado à Nossa Senhora, pois foi ela quem patrocinou os noivos dizendo aos serviçais: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”. Aparece também as alianças do casamento e uma flor de liz, símbolo de Nossa Senhora. No alto está uma árvore, simbolizando a cidade de Araras, “Cidade das Árvores”. O brasão foi elaborado pelo Dr. Marcos Chaves, que conhece profundamente heráldica, a ciência que estuda brasões. Este brasão deverá ser colocado na frente da matriz e figurará nos vários símbolos da basílica, bem como em toda a documentação a ser expedida pela nossa secretaria.

Fonte: Jornal “Nossa Igreja Católica”, Informativo Mensal da IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, Araras (SP), Maio de 2010, Ano X, № 104, Páginas 3 e 8.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Basílica Menor de Araras (SP)

Igreja Matriz recebe o título de Basílica Menor

Oficialização da Igreja Matriz para Basílica Menor

Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura

Instalação da Basílica permite ritual de indulgência

Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui