Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62263 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Pela VERDADE; e pelo bem do PAÍS... -- 10/09/2003 - 21:14 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pela verdade,e pelo bem do país... Entenda melhor o caso de São Gabriel!!!


    Em 2000, latifundiários impedem a vistoria do INCRA no complexo Southall, área de 13.200 hectares, no município de São Gabriel, RS. Apoiada em uma medida de segurança e com proteção policial, o órgão comprova a improdutividade da área. Nos dois anos seguintes o proprietário Alfredo Southall tenta anular a vistoria, mas o poder judiciário rejeita nove vezes as tentativas do latifundiário.
    Em maio de 2003, o presidente da república decreta o complexo Southall como área de interesse social para fins de reforma agrária. O proprietário recorre no Supremo Tribunal Federal e a ministra Ellen Gracie suspende a desapropriação no início de junho. Em 10 junho, oitocentos trabalhadores rurais sem-terra iniciam uma marcha partindo do acampamento de Pântano Grande, em direção a São Gabriel. O prefeito do município Rossano Gonçalves, declara que os trabalhadores "não são bem vindos" , pede interdito proibitório de todas as vias públicas do município e constrói uma vala na estrada que leva ao latifúndio. Uma semana depois um panfleto anônimo é distribuído na cidade, incentivando o assassinato dos trabalhadores sem-terra. A vereadora Sandra Xarão, favorável ao assentamento , também é ameaçada de morte.
    Os latifundiários decidem iniciar uma contramarcha para impedir a chegada da marcha do MST, mas desistem diante do convite do prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira , de receber os sem-terra, desviando a marcha dos latifundiários. Em Santa Maria, o MST recebe a solidariedade do bispo de Caxias, RJ, Dom Mauro Morelli, e a oferta de uma área para permanecerem em São Gabriel do produtor local Viterbo da Rocha, 67 anos. O exemplo é seguido por outros produtores da região.
    Na retomada da marcha, os latifundiários passam vigiar e ameaçar os sem-terra. À noite, tiros e rojões são disparados contra o acampamento dos marchantes. Em São Sepé, os ruralistas bloqueiam a ponte que dá acesso ao município e só desobstruem o acesso com a intervenção do secretário de Estado da Segurança.
    A caminhada prossegue até 12 de agosto, quando o juiz federal Loreci Flores determina o "congelamento" da marcha, impedindo os marchantes de exercer o seu direito de ir e vir. Dois dias depois, o Supremo Tribunal Federal decide antecipar o julgamento da desapropriação e acata por oito votos a dois a suspensão do processo. Os marchantes não desistem de chegar a São Gabriel e negociam a continuidade da marcha. A CUT convoca ato público para recebê-los no município, mas o prefeito proíbe "qualquer manifestação pública". O ato é transferido para uma área particular cedida aos marchantes , a dois quilômetros da entrada do município. O ato e cessão da área convencem o juiz a "descongelar" a marcha, sob protesto dos ruralistas. No dia 16 de agosto, 7.000 pessoas recepcionam a entrada da marcha em São Gabriel, entre elas o presidente nacional da CUT, Luiz Marinho. Os marchantes decidem estabelecer acampamento permanente na área. (E essa era a situação ao fecharmos esta edição, em 18 de agosto.)


Miguel Stedile é jornalista e esta matéria foi publicada na edição especial sobre a Reforma Agrária da Revista Caros Amigos. Número 18 – Setembro de 2003.


MSTensão
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos

   LUIZ LUMONÊ   



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui