Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Dos ESCOMBROS... Que brote a PAZ -- 11/09/2003 - 16:24 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
    Não tenho dúvidas (acho que ninguém tem!!!) de que 11 de setembro de 2001 será um divisor de águas na historia universal, com potencial para ser mais importante do que muitos outros divisores.

    Mas o que 11 de setembro significará para as próximas gerações? O início de uma era de paz ou de guerras? De entendimento entre os povos ou de desrespeito à soberania dos mesmos? De melhor distribuição de renda ou de aumento da exploração dos pobres pelos mais ricos? Enfim... O fim ou o começo da esperança.

    Olhando para trás, analisando os dois anos que nos separam do fatídico acontecimento , percebemos um cenário pessimista; pois os acontecimentos em 11/9 estão servindo como uma luva aos propósitos de seus maiores protagonistas: Bin Laden. E George Walker Bush... Bin Laden conseguiu com seu ato insano o que sempre quis: aumentar e espalhar o antiamericanismo no mundo, e de quebra; humilhar a potência mais prepotente da terra com sua teimosia em continuar respirando; e Bush, a desculpa ideal para atacar países estratégicos, não para a manutenção da paz mundial, mas da hegemonia estadunidense, que por sinal, é completamente antagônica a qualquer processo de paz. E enquanto os dois insanos dividem o sucesso de suas empreitadas, a humanidade paga às custas de vidas humanas, pela omissão e passividade do ser humano.

    Mas e aí? O que faremos nós, que somos pessoas de bem? Continuaremos de braços cruzados enquanto um par de doidos fundamentalistas decidem o destino da humanidade, ou tomaremos alguma atitude pela paz e pelas nossas próprias vidas?

    Um integrante de um movimento de parentes das vítimas do WTC disse em entrevista que: "pessoas estão fazendo filas para tornarem-se suicidas, motivadas pelo ódio aos americanos e que isso não está certo" . Eu, que, tal como o estadunidense em questão, também sou americano, estou plenamente de acordo: "Está tudo errado!!!".

    A humanidade não pode ficar nas mãos de "loucos varridos" que sequer representam os interesses legítimos de seus próprios povos; e que quando muito, representam simplesmente, os interesses de uma pequena elite dos mesmos.

    Sou de opinião que devemos transformar o 11/09 numa data que lembre paz, respeito, entendimento, ecumenismo, tolerância, solidariedade... enfim; lembre vida, e não morte. Penso que, as pessoas de bem, que são maioria no planeta, devem trabalhar pela paz, e que a luta pela conquista da mesma é a melhor forma de homenageamos as vítimas do 11 de setembro, que não são apenas as 3.000 que morreram no WTC, mas todas as que já morreram ou estão morrendo no Afeganistão e Iraque; pois todas são vítimas dos assassinos paz; ora de um lado, ora de outro.

    Mas como faremos isso? Não sei!!! Mas penso que o primeiro passo é descruzarmos os braços, pondo fim à passividade que parece ter tomado conta da gente, e abraçarmos uma causa justa; a causa da paz.

    A paz só virá, em consequência de nossos atos concretos por ela... De nada adianta só falarmos de paz, pois os que estão contra ela, não ficam só nas palavras... Eles atiram!!!

    Temos portanto, que aprender a desarma-los; sem contudo, nos armarmos!







UM DISCURSO pela AMAZÔNIA, e pela PAZ!
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Crônicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos

   LUIZ LUMONÊ   





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui