Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62183 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->FOGÃO de LENHA se acende com FÓRFE -- 10/09/2003 - 14:51 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
    Isso mesmo!!! Fogão de lenha se acende com "fórfe" , e disso lembrei-me num agradável bate-papo com as "luluzinhas e o Ricardo Oliveira, no Quadro de Avisos.

    Falávamos dos comerciais antigos de televisão; lembrei-me do comercial do "Magiclick" , um acendedor de fogão e daí para os cobertores Parayba, Casas Pernambucanas e outros... Foi só um pulinho.

    Lembrei-me então da "Teleotto*" a marca do nosso televisor na época; e de uma artimanha que usei quando criança para que meu pai o comprasse.

    Penso que foi em 1974 e eu devia ter uns nove anos... Meu pai era colono (lê-se colonizado) e apesar de todo o trabalho duro, estava financeiramente "duro" , numa pendura tal, que a aquisição de um televisor estava longe de seus planos de consumo.

    A vizinha porém, em melhor situação financeira já havia comprado, e aliás, foi na casa dela que assisti à copa de 74, alguns capítulos da primeira versão de "Mulheres de Areia", os primeiros da nova atração da TV TUPI, a novela "Barba Azul" e creio que, um programa para colónia portuguesa chamado "Caravela da Saudade" que ia ao ar, nas manhãs de domingo.

    A partir de um determinado momento porém, D. Maria, a vizinha, cismou de varrer a sala enquanto ainda estávamos (eu, meu irmão e outras crianças) assistindo aos programas, num evidente sinal de que, já não éramos tão bem-vindos como no início; quando mostrar a televisão, era mais importante do que manter a sala brilhando. É claro que escondi o fato de minha mãe, mas não demorou muito para que ela ficasse sabendo e proibisse as nossas incursões noturnas à casa da velha.

    Sem televisão voltamos a dormir com as galinhas (lê-se cedo) e deitados, prestávamos atenção ao som que vinha da casa vizinha. Apesar de todo silencio das noites na roça, praticamente nada se ouvia, mas fingíamos ouvir tudo perfeitamente: "Olha!!! É a Nádia Lipi!!!" "Não é não!!!" "É sim!!! Tenho certeza!!!" __ discutíamos noite após noite, noite a dentro, até que...

    Meu pai (coitado!!!) tirou os parcos recursos que tinha na poupança e comprou uma televisão "Teleotto", já que a "Colorado" da vizinha era muito cara.

    E assim deu-se a minha inclusão no mundo moderno...

*( Nunca imaginei que no fundo empoeirado do meu cérebro, ainda estivessem guardadas tantas boas lembranças... E também; que tivesse tantos motivos para emocionar-me com o passado, defensor que sou, da tese de que, o presente basta!)


Sentado no cabo da enxada; eu lia Marcel Proust!!!
Artigos  Cartas  Contos  Cordel  Cronicas  Discursos  Ensaios  Erótico  Frases  Humor  Infantil  Infanto Juvenil   Letras de Música   Peça de Teatro  Poesias  Redação  Roteiro de Filme  Teses  Textos Jurídicos

   LUIZ LUMONÊ   



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui