Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Direita, Dom Klesyus e Rodrigo -- 23/04/2003 - 16:54 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Direita, Dom Klesyus e Rodrigo

É muito curiosa a leitura de textos na Usina de Letras.
Esquerda, Dom Klesyus e Ricardo - 23/04/2003 - 14:44 (Rodrigo Terra)


Não li até hoje declaração política de Dom Klesyus ou de Rodrigo Terra sobre suas preferências políticas partidárias ou divisionárias entre esquerdas e direitas. E, dividir um Quadro de Avisos com acusações sistemáticas à esquerda ou à direita, faria sentido se nos referíssemos à alinhamentos de texto.

O que parece acontecer, o que pode ser até um erro meu de análise, é que Dom Klesyus julga a todos os que votaram no LULA ‘ingênuos’ ou ‘tolos’ ou esquerdistas.

Mistura, na linguagem, Collor, FHC, e LULA como só aqueles que não conhecem o LULA, podem fazer. Daí que eu resolvi me posicionar me apartando do universo a que ele se refere sistematicamente através de um discurso que coloquei aqui na Usina de Letras em: Nunca votei em FC ou FHC. Sou LULA. Um discurso a favor do Brasil... que parece ter gerado esta carta de Rodrigo Terra supra citada.

Não acredito que Dom Klesyus tivesse votado no LULA. E, como bem falou por aqui, o LUMONÊ, não é por eu ter um ideário diferente do outro que vou me lançar a todo o dia com ‘ofensas’ e comentários tratando aqueles que acreditam em outras Verdades como inferiores.

Por que outras Verdades? Falo assim porque a Verdade não é única, senão conceitualmente e, neste caso, sendo apenas VERDADE, ela é o que se acredita.

A Verdade, por si só, não produz frutos, senão quando ela serve de elo entre as pessoas que se relacionam.

Dom Klesyus, para mim, não é de direita, esquerda ou centro... ou, ainda, de centro-esquerda, ou centro-direita. É um escritor e jornalista que publica aqui também. Escreve (e publica de outros, também) humor, eróticos, crônicas, artigos, cartas... É muito lido... O Dom Klesyus é o mais lido dos assinantes de abril de 2003 até esta data.

Desconheço alguns comentários do Rodrigo Terra quanto, especificamente: ‘Não é difícil de entender esse comportamento. Deve-se ao ar de superioridade que caracteriza a esquerda (direita) ao longo do tempo, criticando a tudo e a todos na condição de oposição. Alguns desses seres iluminados (pela burrice?) passaram a considerar a esquerda (direita), simplesmente por ser esquerda(direita), o supra-sumo da competência. E, nesse caso, incriticável! Como a auto-avaliação contraria a natureza política e, não suficiente, a natureza humana, a realidade do cotidiano lhes parece ofensiva (creiam!), pois os desmente. ‘

A dialética e a arte da escrita se presta bem a comunicação de idéias e não nos confunde, se bons leitores. Se eu repetisse o texto, integralmente substituindo, as menções à ‘esquerda’ por ‘direita’ o texto não perderia em nada em contexto, expressão de linguagem e consistência.

Quanto ao termo ‘desconhecer’ é no sentido mais afeto à linguagem jurídica que mesmo não sendo ‘doutor’ eu tenho alguma afinidade por estudo e formação pessoal.

O texto que ele apresenta é coerente e justo para quem defende uma posição diferente da que o LULA, os que o apóiam, petistas ou não, defendem. É uma critica que merece respeito e que deve ser referenciada, sempre. Não podemos julgar senão arcando com as conseqüências de nossas críticas. Sermos apoiados, ou não.

Ainda voltando a uma parte da carta que ele publica: ‘Se Dom Klesyus, no caso, não é comunista, por que ler suas opiniões e críticas?’ Tenho uma resposta lógica. Se cada um de nós não gosta do outro? Por que se importar com a opinião do outro? Somos todos, na Usina de Letras, personalidades públicas, até mesmo, porque publicamos o que pensamos e sentimos.

Discordo totalmente do juízo que fazem do Governo do Presidente LULA. Não é um governo do PT. É um governo de um homem que veio das fileiras do PT... para governar o Brasil e não para satisfazer interesses partidários do PT, de seus aliados e, menos ainda, de seus adversários. Mas, saber administrar e governar as diferenças... fará dele um exemplo.

Quiçá não o ameacem de morte nosso presidente... Nem seja esta uma ameaça de brasileiros ou de um certo americano fascinado pela imagem de si.

POLÍTICA é uma ciência que está bem longe da visão rápida do Direito e de outras Ciências Sociais. Não é para tantos e não passa nem perto da visão corporativista e partidária que muitos aqui se apegam.

Rodrigo Terra! Quanto às criticas nada convencionais, quais seriam?

No texto que publiquei Um desfile do ‘capeta’ na Usina... e fiz citação ao seu nome, eu disse: “Bem faz o Rodrigo Terra, quando ‘chuta o balde’ mesmo que , às vezes, chute para o lado errado.
Que falta de criatividade. Que monotonia produzem em troca de cliques... Será que quanto mais chato, mais lido se é por aqui? Se é assim que o Diabo gosta.... eu sou contra.”


Se não leu como um elogio, foi o que fiz...

Vejo em você, Rodrigo... alguém que escreve bem, é ligeiro, é inteligente e esperto e muito criativo. Ainda que algumas vezes tivesse ‘chutado o balde’... fez com esperteza e soube recuperar quaisquer mal entendidos.

Respeito ao Klesyus, ao Domingos e a você Rodrigo Terra. E, não por brincar com palavras, mas, entre os três, prefiro a leitura do que você escreve.

Quanto a qualquer juízo que faço... é apenas para manter meu bom humor, Rodrigo. Inclusive, indiretamente, no texto Falta de HUMOR na Usina. , quando me referencio a: ‘Mas, de certa forma, a Usina de Letras amadureceu. A linguagem evoluiu, ainda que não consigamos ver bem para onde e, talvez, eu ou algum outro, não acompanhe as mudanças que ocorrem no dia-a-dia.’ Eu pensava na contribuição que você já deu por aqui...

Respeito a todos e ao leitores, de todos.

Ricardo Oliveira


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui