Se a soja transgênica faz ou não mal à saúde humana é uma questão que ainda carece de muito estudo por parte de quem entende do assunto, de forma que não vou me ater sobre a questão, até porque no caso da soja geneticamente modificada, o que causa tanta polêmica não é os prováveis malefícios à saúde, já que se assim fosse, muitos outros produtos comprovadamente nocivos teriam que ser proibidos.
O que causa tanta polêmica no caso da leguminosa são enormes interesses econômicos e mesmo respeitando a opinião (opiniões existem para serem respeitadas) de alguns capitalistas que mais parecem acionistas da MONSANTO do que qualquer outra coisa, eu penso que o Brasil não deve, pelo menos no momento, permitir o plantio dos tão polêmicos grãozinhos.
E não defendo esta tese para contrariar os interesses da multinacional americana e defender os das igualmente multinacionais européias que produzem os herbicidas tradicionais. Defendo sim, em nome da saúde humana (eu ainda não fui convencido da segurança dos transgênicos), do equilíbrio ecológico e também da economia do país, uma vez que, com tanta gente no mundo combatendo a novidade tecnológica é de se admirar que os defensores dos transgênicos ignorem o imenso mercado que existe para a soja convencional. Ao produzirmos soja transgênica estaremos dando as costas para imensos mercados que a rejeitam e passaremos a disputar um mercado restrito com os comerciantes mais desleais do planeta.; os protecionistas norte-americanos, que são os maiores produtores de soja no mundo.
Penso que nos sairemos muito melhor, produzindo soja convencional para os ecologicamente corretos e afins, do que para os adeptos das novidades tecnológicas, até porque, é por todos sabido que a nossa eficiente EMBRAPA está muito adiantada nos estudos à cerca dos transgênicos, o que nos daria condições de adotar o sistema no futuro caso o cenário viesse a mudar.
Mas eu não escrevi este texto para tratar de mercado de soja. Meu objetivo, e aí explica-se o fato de publica-lo em Textos Jurídicos e não em Artigos, é tratar do lado legal da questão.
Eu estou equivocado, ou existe uma lei impedindo o plantio de soja transgênica? Se existe tal lei, o governo FHC não deveria impedir o plantio da mesma? Por que então permitiu? Não era o caso penalizar os fazendeiros que desrespeitaram a lei? SEM-TERRA que invade fazendas não é preso e às vezes morto por desrespeitar a lei? Por que então dois pesos e duas medidas?
É essa a tão elogiada DEMOCRACIA CAPITALISTA??? |