Ministro discutirá acordo de cooperação com procurador suíço
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se reunirá com o procurador Geral da Suíça, Valentin Roschacher, nesta segunda-feira (17/02) para tratarem do acordo de cooperação judiciária em matéria penal entre os dois países. A visita faz parte da viagem de Roschacher ao Brasil para conhecer o sistema jurídico do país, manter contato com o procurador-geral da República brasileiro e levantar informações para fechar o acordo.
Segundo a equipe do Ministério da Justiça que acompanha o fechamento do acordo, o procurador-geral suíço tem várias dúvidas sobre o funcionamento da justiça brasileira e quer conhecer as atribuições do Ministério Público Federal e do MP nos Estados.
A procuradora-geral substituta, Maria Schnebli, que está organizando a visita do procurador suíço ao Brasil, assinalou que novas competências em matéria penal para casos complexos de corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro e crime econômico serão atribuídas à Procuradoria da Suíça. Em razão disso, Roschacher pretende reunir-se com autoridades brasileiras a fim de estabelecer bases para uma futura e eficaz cooperação entre os dois países nessas matérias.