Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 63629 )

Cartas ( 21368)

Contos (13313)

Cordel (10367)

Cronicas (22591)

Discursos (3251)

Ensaios - (10807)

Erótico (13604)

Frases (52091)

Humor (20220)

Infantil (5668)

Infanto Juvenil (5029)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1388)

Poesias (141110)

Redação (3382)

Roteiro de Filme ou Novela (1065)

Teses / Monologos (2445)

Textos Jurídicos (1978)

Textos Religiosos/Sermões (6412)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->A Justiça sob suspeita, de Pedro Henrique Antero -- 14/01/2003 - 21:39 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A Justiça sob suspeita



Pedro Henrique Antero
Professor




Publicado em 21 de junho de 2002, no jornal O POVO





Mais uma vez o poder Judiciário exibe sua crise interna de autoridade e honorabilidade, estampada na imprensa brasileira em diversos episódios. Desta feita, é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) argüido de suspeição por grande número de partidos e políticos. Procedam ou não as críticas ao ministro Nelson Jobim, o fato é que o Judiciário brasileiro não é mais acolhido pela população como o reduto da imparcialidade. Os erros de alguns magistrados e mesmo de algumas esferas daquele poder tiveram o condão de colocar sob suspeita homens íntegros e preparados para o exercício da função.

O leitor atento deve distingüir o joio do trigo. A universalização da crítica e do protesto é uma característica da segunda metade do século passado e início do presente. As sociedades aspiram por mudanças. No Brasil, a grande maioria da população choca-se com o comportamento anti-social de dirigentes públicos e de postulantes a postos governamentais, cultivado, sobretudo, a partir dos anos 80. Há um desencontro entre um desejo generalizado de clareza e transparência nos negócios públicos e a postura suspeita de autoridades, inclusive, judiciárias.

Segundo o sociólogo Michel Maffesoli, em recente passagem por Fortaleza, o paradoxo é a marca essencial desses momentos cruciais, nos quais o que está em estado nascente tem muita dificuldade para se afirmar diante dos valores estabelecidos .

Infelizmente, os vícios da época Sarney estão aí presentes em todos os setores da vida pública, impedindo que a democracia e o sistema representativo possam funcionar com normalidade. Urge, pois, que as posturas espirituais e intelectuais das lideranças políticas sejam compatíveis com o grande público, sedento de justiça e de ordem, mas desconhecedor, ainda, dos caminhos a seguir.

Pedro Henrique Antero é professor de Ciências Políticas





Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui