Remédios similares ao Viagra estimulam o ponto G
03/07/2002 - 22h46
Remédios semelhantes ao Viagra podem ser mais eficazes para algumas mulheres atingirem o orgasmo do que em outras, dependendo da área do seu ponto G .
A região vaginal, famosa por produzir orgasmos intensos, foi chamada de ponto G pela primeira vez em 1950. Nessa área estão as glândulas de Skene, que secretam uma enzima chamada PDE5, envolvida na excitação feminina.
Se essas glândulas são grandes e a enzima existe em grandes quantidades, pesquisadores acreditam que os medicamentos semelhantes ao Viagra devem funcionar bem. No entanto, os remédios podem ser menos eficazes em mulheres com um ponto G pequeno.
Mesmo para aquelas com um ponto G pequeno, ou sem nenhum, os medicamentos parecidos com o Viagra podem ter algum efeito, já que a PDE5 também é encontrada no clitóris , segundo artigo publicado hoje na revista New Scientist .
Medicamentos como o Viagra (remédio que revolucionou o tratamento da impotência) aumentam o prazer sexual ao bloquear a PDE5, enzima que inibe o óxido nítrico, responsável por desencadear a excitação.
Cientistas conheciam a atividade do óxido nítrico no clitóris, mas Emmanuele Jannini e sua equipe, da Universidade de Aquila, na Itália, descobriram grupos das enzimas PDE5 no ponto G ao estudar 14 corpos.
Em duas outras amostras, no entanto, as concentrações das enzimas foram muito baixas e eles não conseguiram encontrar as glândulas de Skene.
Para essas mulheres, ter um orgasmo era anatomicamente impossível , disse Emmanuele. Segundo a New Scientist , ainda há esperanças de reverter esse quadro, pois cientistas estão criando medicamentos que estimulam a excitação pelo cérebro.
da Reuters, em Londres |