Até pouco tempo era inconcebível imaginar uma discussão de aliança política entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL), de ideologias bastante diferenciadas. Mas agora, o presidente nacional do PT, deputado federal José Dirceu, negocia uma possível aliança com o partido e também com o PMDB. O PT mudou e foi isso o que o pré-candidato a presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, quis mostrar nesta segunda-feira (27/5), em visita a Sorocaba.
Ele se mostrou mudado, mais amadurecido e leve nas críticas aos governos estadual e federal durante entrevista coletiva à imprensa de Sorocaba e nacional. A coletiva antecipou um encontro com militantes e depois um jantar de Lula com empresários sorocabanos, ao qual foi vedada a participação da imprensa - a pedido dos próprios empresários, para que não haja vinculação , tentaram justificar os assessores do pré-candidato e do PT.
Lula veio a Sorocaba acompanhado do pré-candidato a governador pelo PT, deputado federal José Genoíno, e pelo deputado federal Aloízio Mercadante, pré-candidato a senador. No contato com a imprensa, Lula falou da política de alianças, que é tratada pelo presidente nacional do PT, deputado federal José Dirceu. Segundo disse, José Dirceu tem se encontrado com o PL e com setores do PMDB: É preciso paciência para aguardar até as convenções. A do PT é no começo de junho, dia 9 de junho possivelmente, quando será definida a política de alianças .
PT e Lula mudaram
Em campanhas passadas, Lula não perdia a oportunidade de atacar os adversários políticos. Mas ontem, ele adotou outra postura. Mesmo quando respondeu uma pergunta sobre educação nem citou os governos federal e estadual. Será através do investimento na educação que vamos tornar o Brasil mais reconhecido, mais respeitado , disse.
Essa postura light foi analisada por ele. Ele se apresentrou mais amadurecido , o mesmo ocorrendo com o partido. Seria de pouca inteligência se o ser humano não estivesse aberto a evoluir. Eu acho que nós do PT hoje temos muito mais responsabilidade , ressaltou. Lula observou que ele mudou, como também a imprensa mudou, os partidos mudaram e filosofou: Não sou resultado da minha inteligência. Sou resultado do complexo da evolução do povo brasileiro . O pré-candidato afirmou ter 56 anos e que não faz os mesmos discursos de quando tinha 23 anos .
Lula teve contato com o senador Pedro Simon para prestar a solidariedade porque acabou preterido pela deputada Rita Camata (PMDB) como candidata a vice de Serra. E espera apoio dos peemedebistas que são oposição ao governo . Sobre a liderança nas pesquisas, ele comentou que se o PT mostrar à sociedade suas convicçõese maturidade política, ganhará as eleições .
Jornal Cruzeiro do Sul
www.jcruzeiro.com.br
Douglas Lara
www.sorocaba.com.br/acontece