Usina de Letras
Usina de Letras
33 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 63623 )

Cartas ( 21368)

Contos (13313)

Cordel (10367)

Cronicas (22591)

Discursos (3250)

Ensaios - (10805)

Erótico (13604)

Frases (52085)

Humor (20220)

Infantil (5667)

Infanto Juvenil (5027)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1388)

Poesias (141101)

Redação (3382)

Roteiro de Filme ou Novela (1065)

Teses / Monologos (2445)

Textos Jurídicos (1978)

Textos Religiosos/Sermões (6412)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->Vamos comemorar?, de BETH FERREIRA -- 22/09/2006 - 06:29 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Vamos comemorar?


BETH FERREIRA é assistente social, coordenadora do Fórum Cearense de Mulheres e da AMB-Articulação de Mulheres Brasileiras



Publicado no jornal O POVO, dia 22 de 09 de 2006


Hoje entra em vigor a Lei Maria da Penha, que, fruto da luta feminista, traz inovações, podendo mudar o quadro de violência doméstica e familiar contras as mulheres, pois garante e valida o direito à vida. A lei tem caráter preventivo, de orientação, estabelecendo ações de assistência e medidas punitivas ao agressor, que não poderá mais pagar pena com cesta básica.; poderá ter prisão preventiva decretada e a pena aumentada para até 3 anos de prisão.

A nova lei retira a violência contra a mulher dos Juizados Especiais, onde era tratada como ato de "menor potencial ofensivo". Devem ser criados os Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. No Ceará, o movimento de mulheres reivindicou do governo estadual e Tribunal de Justiça (TJ) a criação de três JVDFM, dois em Fortaleza e um no Cariri. O governo disse não ser possível por não estar na previsão orçamentária, o que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal. Justificativa válida, se o governo explicasse porque mesmo não estando previsto no orçamento, o TJ está criando quatro novos cargos de desembargadores e mais um Juizado Especial no bairro Dionísio Torres.

Pergunta-se: porque é mais importante ter desembargadores e Juizado para a classe média de Fortaleza do que garantir a aplicação da nova lei e atender ao clamor de justiça das mulheres do Cariri? A atitude do governo e do Tribunal de Justiça mostram o grau de importância que dão à violência contra as mulheres. Comemore-se a Lei de Responsabilidade Fiscal que vale quando interessa! Viva à conivência do Estado e do Judiciário com a violência contra as mulheres!

Isto apenas mostra que 30 anos de luta das mulheres foi pouco. Há muito a fazer para transformar as mentalidades machistas que imperam na nossa sociedade, inclusive nos governos e órgãos que deveriam garantir justiça para todos/as.













Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui