Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 63623 )

Cartas ( 21368)

Contos (13313)

Cordel (10367)

Cronicas (22591)

Discursos (3250)

Ensaios - (10805)

Erótico (13604)

Frases (52085)

Humor (20220)

Infantil (5667)

Infanto Juvenil (5027)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1388)

Poesias (141101)

Redação (3382)

Roteiro de Filme ou Novela (1065)

Teses / Monologos (2445)

Textos Jurídicos (1978)

Textos Religiosos/Sermões (6412)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->SOCIEDADE GLOBALIZADA, de Godofredo de Castro Maia -- 03/09/2006 - 04:59 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOCIEDADE GLOBALIZADA



Godofredo de Castro Maia
Fortaleza-CE


Publicado no jornal O POVO, dia 3, de setembro de 2006



As instituições sociais e políticas estão, atualmente, sofrendo profundas transformações, objetivando adaptar-se à sociedade globalizada. E,como parte integrante dessas transformações, realça o poder Judiciário, em cuja autoridade moral reside sua força, o qual não pode nem deve jamais cair no descrédito popular, em virtude de ser o último dos poderes a resistir, a servir de trincheira para o cidadão, enfim, o guardião da Constituição. Em tal condição, realiza julgamentos, com o fito de preservar e garantir os direitos nela estabelecidos.

Considero indispensável esclarecer, a propósito, que emergiram, como realidade, os juizados especiais, não como resposta para a solução da crise inerente à prestação jurisdicional, mas como o único meio capaz de se proceder à aproximação do Judiciário ao povo. Daí, pois, a assertiva segundo a qual, as partes passam a ver o juiz como alguém que está ali, com o escopo de resolver seus problemas, de dar ao cidadão o elementar direito de efetivo acesso àquela Instituição, independentemente de seu poder social e econômico.

Sucede, porém, que da perspectiva de morosidade do Judiciário, nasceu a idéia da instalação e incremento desses juizados, visando a tornar mais ágil a prestação jurisdicional. Eis a razão por que uma larga faixa da população, carente de meios econômicos, de informação, educação etc, está tendo fácil acesso ao poder em comento, oportunidade em que obtém, a ansiada solução dos seus diversos problemas.

Afinal, são contribuições positivas como estas que justificam plena confiança no advento de uma justiça independente, forte, realista, adequada às condições e interesses nacionais. Justiça que proteja também o cidadão do poder público e dos poderosos, ao contrário do Legislativo que abdicou do seu poder legiferante, passando a mero homologador de medidas provisórias editadas pelo Executivo, que não deixa de ser, neste País, o principal inadimplente ou descumpridor das leis e da Constituição.









Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui