Usina de Letras
Usina de Letras
31 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 63623 )

Cartas ( 21368)

Contos (13313)

Cordel (10367)

Cronicas (22591)

Discursos (3250)

Ensaios - (10805)

Erótico (13604)

Frases (52085)

Humor (20220)

Infantil (5667)

Infanto Juvenil (5027)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1388)

Poesias (141101)

Redação (3382)

Roteiro de Filme ou Novela (1065)

Teses / Monologos (2445)

Textos Jurídicos (1978)

Textos Religiosos/Sermões (6412)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->Significado da Justiça, de Dulcina Palhano -- 23/06/2006 - 07:35 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Significado da Justiça
Dulcina Palhano


Dulcina de Holanda Palhano é desembargadora federal do Trabalho e assume hoje a Presidência do TRT.




Publicado no jornal O POVO, dia 23/06/2006



Toda ação humana reverbera ad infinitum, donde se conclui que somos responsáveis por nossas mais singelas palavras, por nossos mais simples atos. O que fazemos, o que falamos e até o que sonhamos tem repercussão em cadeia e somos responsáveis por tudo, desde que nos tornamos humanos pelo crescimento.

A Justiça não existe por ela mesma, dela, porém, depende o equilíbrio da sociedade e do universo em si. Mas deve ser uma construção humana, uma conquista passo a passo. A tendência do ser humano é o egoísmo, é tomar para si o que lhe apetece. O equilíbrio entre a vontade de ser e ter o melhor deve ser elaborado pela sociedade para que possa viver em paz.

A consciência do que nossos atos podem causar é que nos torna cidadãos partícipes da construção de uma sociedade justa, capaz de salvar o mundo da destruição pelas guerras e desequilíbrios ecológicos.

A ordem da natureza deve ser mantida e assumida pelos indivíduos que também respondem pela ordem social, que é um reflexo da justiça. Assumir a responsabilidade da Justiça implica conseqüentemente, a promoção do equilíbrio universal.

Equilíbrio significa Justiça, princípio contrário ao egoísmo, à vaidade, à prepotência, ao orgulho, ao preconceito, à falta de respeito às diferenças, ao domínio da própria vontade, à subjugação de outros seres.

A Justiça não é palpável e sequer descritível, mas todos sabem quando a estão violentando.

Devia ser um sentimento natural, latente em cada pessoa, mas não o é, e, por tal razão, consta do contrato social a sua construção e funcionamento, através de instituições criadas por leis e dirigidas conforme o ordenamento previamente constituído pelo Poder Legislativo, cuja obra maior é a Constituição Federal, que delineia o esboço do Poder Judiciário.










Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui