Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 63775 )

Cartas ( 21381)

Contos (13320)

Cordel (10372)

Cronicas (22598)

Discursos (3256)

Ensaios - (10855)

Erótico (13606)

Frases (52281)

Humor (20238)

Infantil (5697)

Infanto Juvenil (5061)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1389)

Poesias (141192)

Redação (3388)

Roteiro de Filme ou Novela (1066)

Teses / Monologos (2446)

Textos Jurídicos (1983)

Textos Religiosos/Sermões (6434)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O Mundo Mágico -- 20/08/2000 - 20:30 (Vânia Moreira Diniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
http://planeta.terra.com.br/arte/vaniadiniz
vaniamdiniz@zaz.com.br

O Mundo Mágico
Ao sentir o dia lindo que se av ista além de nosso posto de observação fico cismada com essa natureza que nos leva em pensamento a um mundo diferente e meio fascinante.
Quando era criança e ficava maravilhada com as aventuras empolgantes que Monteiro Lobato criava e contava, levando as crianças a um mundo maravilhoso, do qual fazia parte, sonhava em continuar a viver ali. Como Peter-Pan o menino que não queria crescer idealizava um universo com histórias sensacionais, onde não existissem tristezas, traições, maldades ou qualquer tipo de miséria humana.
Aquele reduto de paz efervescente, há um tempo pacífica e turbulenta seria o centro que se movimentaria o tesouro da imaginação milenar de todos os entes que nasceriam e se criariam nesse ambiente cujo sucesso seria a própria vida.
Amei Monteiro Lobato na minha infância e porque não dizer até hoje. Ele é o precursor de sonhos impossíveis, porém vividos naquelas páginas dos livros que escreveu. Para grande parte de adultos de hoje era um mágico, prestidigitador, de poderes indescritíveis que manejava o mundo real e enquadrava nele o imaginário. O famoso pó de pirlimpimpim constituía como a varinha de condão a base de seu contacto com o universo maravilhoso no qual podíamos contatar com as mais fantásticas figuras históricas ou fantasiosas criadas pelo cérebro em trabalho.
Aprendi muito do que sei em seus famosos livros de valor inestimável, onde se misturavam os encantos de figuras como o príncipe do Reino das Águas claras e ao mesmo tempo o encanto da mitologia grega, a figura do Hércules maravilhoso cuja força empolgava, das Fábulas de La Fontaine com sua incrível sabedoria, a geografia ensinada por Dona Benta, O Poço do Visconde sobre o petróleo no Brasil e que em resultado lhe coube aborrecimentos e sofrimentos. As histórias de carochinha tão comuns, mas relatadas ao sabor da linguagem popular de tia Nastácia, a Aritmética - o terror de nossos tempos de colégio envolvidos de forma prazerosa ,o País da Gramática tão faceiro e extrovertido e o Céu com todos os planetas, estrelas, constelações que nos levava a quase uma insanidade mental positiva e deslumbrante nas palavras e descrições do célebre autor paulista.
Ao apreciar hoje esse horizonte que me conduz à poesia e confesso até um pouco de nostalgia pelas lembranças vividas, pelas pessoas queridas que lembramos com carinho não podemos ao mesmo tempo deixar de enfatizar como o Criador, seja ele quem for ou o nome que queiram dar nos fascina não só pelo poder de criar, mas de administrar toda essa pujança.
Agradeço então ao Senhor do Universo a beleza que nos apresenta, o sol a brilhar e esquentar nosso corpo carente de luz e calor, os verdes que iluminam a natureza, as montanhas imponentes e planícies rasas e faceiras, o mar meu querido mar que sempre me seduziu no meu maravilhoso Rio de Janeiro e também em lugares que visitei como o nordeste de águas faceiras e mornas, os lagos tranqüilos, a mata verdejante , o céu azul e a lua que nos acompanha em passeios atraentes pela noite quente em nossos recantos cheios de beleza num país cujo clima tropical nos contorna de energia.
Isso, é a natureza que se traduz na vida, o encanto de um cérebro em ebulição saudável e a certeza de esperança e dias sempre mais auspiciosos que nos esperam até o fim da estrada que terá sempre naturalmente alguns obstáculos, mas que ao final encontraremos a trilha certa por onde devemos caminhar a um tempo saltitantes e tranqüilos.
Vânia Moreira Diniz

Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui