FILÓSOFO OU LOUCO? OU FILÓSOFO E LOUCO?
RF
Eu esperava na faixa de pedestre os automóveis pararem
para atravessar a rua.
Ouvi uma voz que vinha do lado, olhei e percebi o homem falando sozinho.
Coincidiu que ele também me olhou e sorriu. Seu sorriso me pareceu ser, assim eu julguei, de algum doente mental.
Lembrei de quando eu era criança, diziam que os doidos eram gênios incompreendido e que eles é que eram normais, nós, a maioria, não!
Já eu achava que todo gênio era doido mesmo, mas nem todo doido era gênio.
Bem, então voltando ao senhor que eu o julguei doido pelo seu olhar, eu ouvi quando ele falou o seguinte: Jesus Cristo é Deus, mas Deus não é Jesus Cristo!
Achei filosófica a frase do cara e fiquei pensando o que ele quis dizer com aquelas palavras.
Atravessei a rua, fui ao supermercado e na volta, a cena foi bem semelhante. Eu esperava na faixa que os carros parassem, procurei localizar aquele senhor, pois já sabia que ele poderia estar ali, e para surpresa minha, olhei e ele sorriu. Dessa vez eu traduzi seu sorriso como sendo de reconhecimento, porém no final me pareceu alguma ironia. Mas, além disso ele falou olhando para mim: se a gente nasce para ser feliz, por que é que sofre tanto? Eu acho é que a gente nasce para sofrer mesmo, e só algumas vezes é que é feliz... Eu ouvi e ri, e ele acenou com a mão pedindo que eu me aproximasse. Ao chegar ao seu lado, eu cumprimentei e perguntei se ele estava bem. Ele não respondeu, mas me fez a pergunta: o senhor acha que o ser humano nasce para ser feliz e sofre ou nasce para sofrer mesmo e consegue ser feliz?
Eu ri e fiz um gesto com as duas mãos que significava que não sabia,,,e você, sabe?
|