Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LULA PRESIDENTE -- 21/07/2002 - 19:39 (medeiros braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Geralmente, quem ataca Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidência da república ou o PT, o faz em defesa de algum outro candidato. Levado pela discriminação, a acusação mais grave prende-se à questão da experiência. Acredito que dentre esses estão aqueles que votaram em FHC quando o mesmo não tinha a menor experiência de qualquer tipo de administração. Outros tantos, certamente, votaram em Collor de Mello que, além da experiência de administração na iniciativa privada, foi prefeito de capital e governador de estado. E vejam mesmo em que deu. Mas, nem por isso quero dizer que os mesmos não tinham capacidade.

Todos os candidatos que, hoje, se apresentam para governar o país, têm capacidade para tal. Entre esses, Lula. Lula conhece, profundamente, os problemas do país. Muitos, inclusive, "in loco".

A grande questão está no compromisso sincero do candidato. Nós sabemos, p. ex., que dois problemas graves precisam de solução, quais sejam, a distribuição de renda e a reforma agrária. Falar, muitos falam. Até na época da ditadura, ambas eram temas de campanha. Cobravam do ministro Delfim Neto a distribuição de renda e ele sempre se saia com essa: nós vamos fazer. Vamos deixar o bolo crescer e então repartiremos. Realmente, o bolo cresceu, mas a distribuição nunca foi feita. Muito pelo contrário. A renda concentrou-se a cada governo.

Ora, distribuir renda significa tirar de quem tem mais para dar a quem tem menos. E a reforma agrária? Que o diga o índice de gini. Hoje, apesar de apenas pouco mais de 20% da população encontrarem-se no campo, quase nenhum candidato fala na reforma agrária. A reforma agrária badalada por FHC, não cobre sequer a lacuna deixada pelo êxodo rural, forçado.

Esses dois problemas são de competência do governo federal. Ha governo estadual que faz algum assentamento.

Outra discriminação é feita sobre o PT. E o PT governa pela segunda, terceira e quarta vez cidades de médio e grande porte. Administra Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e São Paulo. Onde chega recebe prefeituras falidas, coloca nos eixos. Isso aconteceu com Erundina e agora com Marta Suplicy. Esta última está dando a volta por cima.Cerca de 60% já aprovam a sua administração. Há casos em que não consegue a reeleição, é verdade. Mas, isso por conta de problemas internos no partido, como é o caso de Santos que, mesmo deixando a prefeitura com 85% de aprovação, não conseguiu fazer o seu substituto.

É bom lembrar que quase todos os administradores do PT não tiveram qualquer experiência de administração pública. Mas, tinham uma coisa muito importante: o COMPROMISSO! Ha alguns anos foram selecionados por técnicos do governo brasileiro, alguns municípios para serem apresentados no exterior como experiência de administração pública que deu certo. Pois é, entre vinte e poucas, oito eram do PT.

Portanto, vamos dar uma oportunidade ao Lula. Ele vem se preparando ha vinte anos. Certamente, ele formará um grande ministério e governará com os olhos voltados para os mais injustiçados desse país. É uma questão de compromisso. Com todo o respeito aos que acompanham os demais candidatos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui