Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Currículo -- 04/04/2003 - 12:26 (Portuscalle) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma nova faceta?... Quiçá se...

                  CURRÍCULO                        

Porteugénio Bragal = Aprendi Com João de Deus, apreendi com Camões, rejubilei com Bocage, apaixonei-me com Florbela e dealbei com Pessoa. Daí... Os excelsos... Vieram-me todos ao peito e cá andam em permanente luar íntimo sobre suave ou revolta ondulação. 

Eu escrevo... escrevo como se não soubesse fazer mais nada, de noite e de dia até à hora do meio-dia. Sou muitas vezes abordado, criticado e censurado por quem de imediato demonstra que me inveja a função, exercício voluntário aonde esplendidamente me sinto e passo pelo tempo em voos de gozo indizível.

Na terra aonde nasci, adolesci e vivo (Porto/Portugal) os que têm convivido e convivem comigo - mortos e vivos - souberam e sabem que escrevo com devotada entrega e empenho. Quero ir regianamente por aqui aonde não sei que vou.

Não escrevo anódino, não me exercito com lérias e tento quanto possível arrancar a parra da minha vinha para que as uvas tomem sol quanto baste, praza a quem prazar, doa a quem doer.

Assim, tenho utilizado vários pseudónimos e até já tive a indescritível felicidade de me afirmarem com decidida convicção que o Eugénio Bragal era muito melhor do que o Torre da Guia.

Porquê Eugénio Bragal?! = Eu génio... Pois, é a poesia que mo dita e, além disso, homenageio aquele que é considerado o lídimo poeta da actualidade em português e que vive na minha terra: Eugénio de Andrade! = Bragal, pano rijo e alvo, que é também, entre outras coisas mais, roupa branca duma casa de família. Concita ainda os nomes de princípio de (Bra)sil e no fim de Portu(gal). Apliquei-o pela primeira vez num concurso de poesia brasileira onde nem sequer fui mencionado!

Desta feita, como sou pois do Porto, tomo Porteugénio Bragal, espécie de pseudónimo evoluído... Porque afinal tudo evolui.

Escrito e explicado, quem porventura pretenda pois conhecer o meu currículo deverá acorrer a "Busca" = "Torre da G" , colocar o pontinho em "Autor" e, aberta a página, encontrará lá o que lhe aprouver apreciar. No caso de Porteugénio clique sobre o escudo português.

Cordiais e lusitanas saudações para os Ex.mos usuários da UL com votos de bem inspirados e excelentes textos.

Porteugénio Bragal

 porteugenio@yahoo.com.br

 

 




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui