Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Nem censura e nem autocensura -- 04/04/2003 - 04:43 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nem censura, nem autocensura

Pior do que a censura é a autocensura. O medo de cair na rede... O temor da sombra, invisível e ameaçadora. Ela ronda, como corvo, a consciência de quem vive da nobre tarefa de escrever.

Mas essa não é a única forma de cerceamento do livre pensar. Jornalista não gosta, quando o patrão faz reuniões para falar de restrições. É mau agouro! São nuvens negras sobre a cabeça.

Vivo de escrever, por escrever e para escrever. Sou conservador - e repilo anarquia. Mas o oposto da anarquia não é o enquadramento. Muito menos, depois de ouvir um só lado...

Cada um tem suas razões. E HÁ RAZÕES QUE NÃO CORRESPONDEM À VERDADE NECESSARIAMENTE. Isso é muito perigoso. A ameaça paira sobre toda mídia nacional, incluindo sites.

Problemas ténicos e normas da Casa são uma coisa. Reunião para enquadrar vozes discordantes é outra. E inaceitável. Do primeiro aspecto compactuo, mas, do segundo, não. De jeito nenhum.

Baixar a voz e ser respeitoso é obrigação de todos. Sou a favor, claro. Mas é preciso que seja de TODOS. E que, com normas de relacionamento, NÃO SE CONFUDA CENSURA POLÍTICO-PARTIDÁRIA.

Fui, sou e serei anticomunista e anti-socialista e tenho sérias restrições ao PT (para não dizer insuperáveis, porque o governo Lula é mais PSDB do que PT). Sou parte da crítica ativa.

E dela serei. Sem alterar a voz, sem ofender, lealíssimo, mas firme. Minha espinha política não é dorsal; é rígida. Minha consciência não tem preço. Bom que nunca recebi proposta incedente.

Dom Kless

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui