Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Mais um palpite infeliz -- 15/05/2003 - 19:34 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Os leitores que tem acompanhado minhas ultimas colunas já deve ter percebido que de política eu não entendo nada. Para os que não leram farei um breve resumo, que os auxiliará a chegarem à esta conclusão: no início da campanha presidencial escrevi que o candidato do Governo, fosse quem fosse, ganharia a eleição. Mais tarde afirmei que Ciro e Garotinho apoiariam Serra; e finalmente escrevi um artigo sobre o pênis, elogiado por muitos, salientando meu profundo conhecimento no assunto.
As eleições ainda não chegaram, mas tudo indica que meus palpites darão cem por cento errados. É o risco que todo o profeta corre. Veja aqueles que anunciaram o final do mundo, o bug do milênio, a vitória da Argentina e a queda de Ricardo Teixeira - todos erraram feio. Até Freud anda sendo contestado.... belo consolo!
Eu andei criticando a ingenuidade do PT por vários Estados e eis que o Partido dos Trabalhadores fez a maior bancada de Deputados Federais e aumentou a quantidade de Senadores, elegendo inclusive Serys Salenco, do Mato Grosso; um milagre pra quem conhece a política local. Para um partido ingênuo não foi mal.
Em matéria de ingenuidade José Serra está se superando. Não sei se é pra me sacanear, mas no final da eleição deu pra brigar com Ciro e Garotinho, perdendo seu apoios e jogando a eleição pela janela. Um sinal de que o próprio PSDB está entregando os pontos foi a declaração do Presidente Fernando Henrique Cardoso de que estará pronto pra ajudar Lula em sua gestão.
Lula aumentou a distància, segundo a ultima pesquisa. Todos sabem que Serra nunca foi uma unanimidade dentro da Base. Só foi endossado pois pensaram como eu: ganhariam com qualquer um . Chegaram a cogitar Pedro Malan. Agora que vaca está indo pro brejo, vário caciques engolem seco e tentam manter o animo dos partidários.
Ontem reuniram-se duzentas mil pessoas pelo centro de Recife. Foi uma passeata grandiosa, mostrando que a militància vermelha está firme. É difícil criticar Lula. O que Serra tenta mostrar é que Lula não tem experiência administrativa; que o PT falha onde governa ou que os movimentos dos Sem Terra e Sem Teto são crias do Partido. Nenhuma colou, por motivos óbvios. Lula nunca administrou, certo. Serra assumiu só um cargo no executivo e deixou problemas, já que sendo Ministro só o comprometeu ainda mais com o atual Governo. Os Governadores e Prefeitos do PT tem conseguido algum sucesso onde governam . O PSDB vai mal em muitos Estados, não reelegendo seus Governadores. São Paulo está difícil e Mato Grosso não deu nem segundo turno. O ex-Govenador Dante de Oliveira foi mal na eleição para Senador. Lula se desvinculou dos radicais, como Sem Teto e Sem Terra.
Serra parece um pugilista, que perdendo por pontos, soqueia por todo o lado, tentando acertar um golpe antes que a luta termine. O tempo passa e os golpes não surtem efeitos, o que tem levado muitos aliados debandarem para o murro.
Eu já acho que Lula ganha. É um palpite, mais um. Se der errado terei a desculpa de ter dito o contrário antes. Entendeu?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui