Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Obedecendo à estatística -- 11/02/2000 - 00:51 (Pedro Carlos de Mello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jean Hamburger, no seu livro “Uma Trajetória Poética do Cotidiano” escreve sobre qual seria o “sentido da estranha história de um ser (o homem) que nasce sem o ter solicitado, experimenta prazeres e desgostos, sucessos e reveses, felicidades e infelicidades, continua apesar de tudo, dominado pela sede de viver e, não obstante e em todos os casos, se depara com a morte no final do caminho”.

Realmente, dia após dia, agimos como se fôssemos viver para sempre. É o que estão fazendo hoje Valdemir Weber, José Manso, Marilene Faria, Manoel Bessa e Carlos Alberto Souza (como todos os outros moradores de São Paulo). O que eles não sabem é que hoje viverão suas últimas horas de vida. São eles que vão confirmar as estatísticas de morte acidental em São Paulo: cinco por dia.

Valdemir levantou cedo para levar sua filha à escola. Soubesse ele que iria morrer, teria ficado o restante de seu tempo curtindo a sua filha. Mas, será que sabendo disso, poderia ele curtir alguma coisa?

José Manso tomou o seu café apressadamente e foi trabalhar. O duro serviço da construção de um prédio o aguardava. Ganhava pouco, mas conseguia economizar metade para a compra de uma pequena casa. Soubesse ele que iria morrer, estaria economizando alguma coisa?

Marilene adorava roupas. Tanto que decidira, e conseguira, trabalhar numa butique. Fazia o maior sacrifício para não gastar todo o seu salário com sua manutenção. Afinal, queria ela, um dia, montar a sua própria loja. Soubesse ela que iria morrer, teria feito tanto sacrifício?

Manoel é empresário. Trabalha muito. Ganha muito dinheiro. Gasta muito pouco. Sempre quer mais. Espera poder fazer longas viagens no futuro, seu maior sonho. Soubesse ele que iria morrer, esperaria tanto para realizar o seu sonho?

Carlos Alberto pegou a sua moto e foi iniciar a tarefa de entrega de jornais. O serviço era cansativo. Todos os dias tinha que levantar muito cedo. Soubesse ele que iria morrer, teria levantado tão cedo?

Mas, as estatísticas exigiam sua cota diária. E Valdemir, José Manso, Marilene, Manoel e Carlos Alberto, como simples peças de um jogo, sendo eles próprios os jogadores, escalados por eles mesmos, com as circunstâncias também criadas por eles e pelas demais peças desse imenso jogo da vida, atenderam à exigência. Obedeceram.

Amanhã, serão outros cinco, ou quatro, ou seis, a cumprir a estatística. Mas enquanto isso, e ainda bem, agimos como se nada fosse acontecer conosco. A estatística só se aplica aos outros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui