Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->LUGAR VAZIO -- 08/05/2003 - 12:37 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LUGAR VAZIO

( Homenagem à minha Mãe, NINA RIBEIRO
MARTINS, que nos deixou em 25/11/2002 )

Filemon F. Martins



Todos os anos, num determinado mês, eu voltava à minha cidade natal para rever minha Mãe. Ela, em Ipupiara, interior da Bahia. Eu, na cidade de São Paulo, que me acolheu em 1969. Mas todos os anos era aquela festa. A visita de um filho à sua mãe. Não falávamos por telefone. Tinha problema de surdez. Preferia minhas cartas, meus relatórios, especialmente quando viajávamos de lá para São Paulo. Sempre pedia que eu lhe contasse tudo: o trajeto da viagem, a demora, as novidades e a chegada em São Paulo. Queria saber tudo, detalhadamente. Conhecia e gostava da cidade de São Paulo. Morou conosco em 1977/1978, se não me falha a memória. Depois, preferiu retornar à terra natal.
Nestes últimos anos, em face de um derrame, ficou com o lado esquerdo paralítico e se locomovia com dificuldade. Fez tratamento na cidade de Anápolis, Goiás, quando também morou por um período na casa do mano Mário Ribeiro Martins, então Promotor de Justiça, naquela cidade. Depois, já em Ipupiara, ficou morando com minha irmã, Eunice Martins, um anjo em sua vida, casada com Fábio Francisco Martins. A casa de minha irmã é antiga, mas possui sala, uma pequena ante-sala, quartos, cozinha, banheiros e um pequeno quintal, onde existem algumas árvores frutíferas. Na sala, há uma mesa com cadeiras, sofá, cristaleira antiga, estante com alguns livros, uma televisão e dois relógios de paredes. Ali na sala, a Dona Francolina Ribeiro Martins, mãe de 8 (oito) filhos: Adão Martins Filho, Eunice Ribeiro Martins, Mário Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Ribeiro Neto, assistia televisão, lia bastante e às vezes, escrevia algumas cartas para seus filhos, filhas, netos e netas. Quando se recolhia ao quarto, gostava de ver novelas em sua televisão, já que ouvia com dificuldade.
Quando chegávamos de São Paulo, eu, esposa e filhas encontrávamos a Dona Nina, ( era assim que ela gostava de ser chamada ) sentada no sofá da sala. Eram longos papos, falávamos de tudo e de todos. Mas o tempo passou e no dia 25 de novembro de 2002, às 22 h, com 82 (oitenta e dois) anos, a Dona Nina nos deixou, deixando também uma infindável saudade em nossos corações.
Quando lá voltei em janeiro de 2003, a casa de minha irmã, em Ipupiara, continuava a mesma: mesa, cadeiras, sofá, cristaleira, estante, televisão e relógios, mas no sofá havia um lugar vazio para sempre. Uma dor indizível se apossou de mim e foi difícil aceitar. Não sei se chorei, mas até hoje sinto sua presença em mim. Vale lembrar o grande Mário Barreto França, quando escreveu: " Ai, quem me dera te tornar à vida/ para inda ouvir a tua voz querida/ e em teus braços maternos repousar. Porque somente o que tem mãe no mundo,/ pode encontrar no seu amor profundo:/ a fé e o alento para crer e amar."

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui