Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minha Aldeia III 5 - Casa dos Patos -- 08/05/2003 - 10:33 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Casa dos Patos


Como são diferentes os meninos de hoje. Eles chegam com suas mães nos supermercados, pegam um " defunto" congelado,jogam no carrinho, junto com outros produtos que haviam retirado nas góndolas. Depois de pesarem e pagarem no caixa,vão para as suas casas crentes que almoçarão um franguinho esperto.
Quando menino, a gente chegava na Casa dos Patos com nossas mães e corríamos atrás do frango que ela apontava na maior brincadeira até conseguir pegá-lo. Era outro tipo de criação e o frango, pelo menos, ainda não era defunto.
A Casa dos Patos até hoje fica na atual rua Prefeito José Carlos Lacerda e antiga Rua Comandante Amaral Peixoto, colada à via férrea e paralela à Avenida Presidente Vargas. É a principal via de circulação entre o Mercado Municipal e a estação ferroviária. A principal característica da casa era a venda de animais vivos, para o posterior abate.
Eram frangos, galinhas, porcos, cabritos e tantos que solicitados pelo freguês, eram atendidos posteriormente. Os animais ficavam em áreas cercadas e os interessados em comprá-los entravam e escolhiam.
Era famosa por toda aldeia a casa de comércio do velho Manoel Tavares Perro.
Conheço dois de seus filhos. O primogênito muito conhecido por Manelzinho dos Patos,tornou-se médico por vocação, talento e paixão. Na placa do consultório está escrito: Dr. Manuel José Tavares Perro.
O caçula, conceituado publicitário da aldeia, poderia ter sido
conhecido como Luizinho dos Patos, mas sempre foi o Luiz Tavares.
E...Por quê não?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 188 vezesFale com o autor