Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Minha Aldeia III 4 - Cartolinhas de Caxias -- 08/05/2003 - 10:27 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
-9-
Cartolinhas de Caxias

Antigamente era muito comum, durante os festejos de carnaval, as missoras de televisão transmitirem ao longo de suas programações, flashes do que ocorria na ruas. Havia os blocos temáticos que não participavam de desfiles oficiais, blocos de sujos, bloco do "eu sozinho" e uma infinidade de foliões com todo tipo de fantasia que se pudesse imaginar.
O Mário Sapão, que era tio do Paulo Tartaruga, o primogênito do "sêo" Loló e já havia sido o nosso técnico de futebol de salão,cuja estratégia era a da " cuca fresca e bola para frente" que sempre nos dizia antes de cada jogo. Costumava fantasiar-se e ficava passeando pelas Avenida Rio Branco e Presidente Vargas que eram os principais palcos para os artistas de ruas e os foliões, até ser descoberto pelas càmeras da televisão.Evidentemente que nos dias e nas horas que ele estivesse de frente para as càmeras, familiares e vizinhos estavam defronte da televisão para receber seus adeusinhos.
Blocos famosos eram os do Cacique de Ramos e o Bafo da Onça mas, havia um bloco que todos os anos desfilava pelas ruas e fazia muito sucesso. Era um grupo de cartolas andantes. Eu até pensava que eram bem da minha aldeia, já que aqui era a terra da famosa Escola de Samba Cartolinhas de Caxias, cuja sede ficava na Rua Caibar Schutel, no bairro da Itatiaia. Esta, muito mais tarde, associando-se a outras agremiações,deu origem ao atual Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, em cujo orgulho carnavalesco a Aldeia deposita aos seus pés de sambista a esperança do primeiro lugar no Grupo Especial.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 296 vezesFale com o autor