Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Brasil na Tela da TV. -- 05/05/2003 - 02:06 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O "BRASIL" na tela da TV.
Ricardo Oliveira

Homem é preso por se recusar a demolir uma casa www.estadao.com.br - Sexta-feira, 02 de maio de 2003 - 23h10

Edmar Melo/Agência A Tarde Foto: Edmar Melo/Agência A Tarde

Salvador - O operador de máquina Hamilton dos Santos, de 53 anos, foi preso hoje pela Polícia Militar, em Salvador, por não ter obedecido a uma ordem judicial que o autorizada derrubar uma casa construída ilegalmente no bairro Palestina, em Salvador. Sob pressão do oficial de Justiça e da Polícia Militar, ele não conseguiu acionar a retroescavadeira para demolir a casa de Ana Conceição e fazer a reintegração de posse. Diante da multidão clamando "pare", Hamilton silenciou, chorou, passou mal e acabou preso por descumprir ordem oficial.

Passou na TV os `brasis´ que vivemos em nosso dia-a-dia.

Uma, duas vezes... Hamilton dos Santos parou o trator e preferiu a prisão à cumprir uma `ordem´ a seu juízo, desumana e contrária aos seus princípios de Justiça e Solidariedade.

Sei lá ao certo se foi isso mesmo que todos viram.

As situações sociais de cada um, assim como, a formação dos valores herdados em casa ou adquiridos na luta pela sobrevivência na sociedade nos `moldam´ olhares à várias interpretações.

Curiosa simetria que vejo repetir-se, pela segunda vez, aos meus olhos pela televisão. Uma vez, 5 de junho de 1989, um chinês, dentro de um tanque de guerra resistiu e não investiu seu tanque sobre um homem à sua frente. Hamilton repetiu o gesto. Não frente a um outro semelhante mas, ante a construção que representava um esforço de toda uma vida. Uma casa. Um lar. Uma morada de um outro semelhante seu.

Solidário na Vida. Juiz de seus atos, Hamilton dos Santos preferiu arriscar sua Liberdade do que ultrapassar os limites de sua dignidade. Se deixar humilhar humilhando seu igual. Em sua casa, para o entrevistador, se justificou: "- Como iria olhar para meus filhos se tivesse feito aquilo."

Talvez hoje, alguém faça em seu lugar o trabalho que para ele se configurou numa indignidade, e ninguém se interponha, nesta segunda hora, à humilhação imposta a todos nós brasileiros que lutamos por uma construção de nossas casas e de nosso país.

Assistiremos nos jornais da TV a destruição de uma casa... Sem guerra, sem terremoto, sem deslizamento, sem compaixão alguma por humilhar assim tão, publicamente, uma família inteira diante de todos nós, calados.

Sabe muito pouco de Brasil e de Justiça quem disser que se cumpre a Lei...

Muito pelo contrário. Este episódio foi uma bela e cabal demonstração da arbitrariedade contra um cidadão desassistido e sem o Hamilton para defendê-lo, de público, mais uma vez.

Hamilton dos Santos vai para a galeria do Heróis Conhecidos.

Hamilton! Seu gesto pode não ter conseguido impedir a derrubada daquela casa mas, ajudou a resgatar um pouco nossa `alma brasileira´.

Assim como temos os perversos e os `politicamente incorretos´ temos também, dignidade ainda, na simplicidade de nossos atos.


Todas ações importam para a História e para nós mesmos. Herói Desconhecido Poucos percebem os detalhes mas, eles mudam a História.

REVISTA VIRTUAL Estamos criando uma Revista Virtual que em breve terá Edição Digital Mensal... Visite e comente. Buscamos bons textos, literatura, dicas...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui