Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CALÇADA DA FAMA -- 30/04/2003 - 03:43 (JAQUELINE ALENCASTRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Na São João, mais uma cena compõe as contradições da cidade: com sua sanfona, um garoto usa a criatividade para conseguir um trocado."

Aproxima-se mais um 1º de Maio, dia do trabalho...

Lendo o Caderno Cidades do jornal O Estado de são Paulo, em 28 de Abril de 2003, deparo-me com a Cena do Dia... a foto de uma criança, de aproximadamente 6 anos, sentadinha na "calçada da fama" tendo como sua caixa registradora um copinho, desses de plástico que os governantes utilizam para tomar seus cafezinhos durante a rotina "estressante" de sua jornada de trabalho. Ao seu lado o que parece ser, uma frutinha, para matar sua fome por durante todo o dia enquanto não consegue o sustento de sua família.
Será que esta cena também faz parte do 1º de Maio, dia do trabalho??
Por Deus, são nossas crianças, tendo que ir para os campos de batalha a fim de matar a fome de uma família de "n" irmãos, sem ao menos poder usufruir dos seus diretos de criança.
Uma criança, sadia e talentosa, que deveria estar brincando de carrinho, matriculada em uma escola, sendo alfabetizada para que amanhã pudesse contribuir positivamente, um pouquinho mais pelo nosso pais, ou até mesmo demonstrando seus dotes musicais no quadro "Dentro dos 30 do Programa do Faustão", seja o que for, mas desde que realmente fosse uma criança que estivesse apresentando aquilo que ela teria como um hobby e não como uma "ferramenta de trabalho".
Crianças, que vão deixando de ser crianças para se tornarem "adolescente problema" para o país... crianças que sem a devida atenção e educação, serão os revoltados de amanhã, que roubarão, matarão,... crianças sem perspectiva de uma vida melhor e que dificilmente terão oportunidades de se inserirem no mercado de trabalho, pois vieram das ruas, sem o devido preparo pelas Instituições de Ensino, e diante do currículo da rua não se tem como comprovar habilidades e competências muito menos experiência em carteira!!
Com a produção desenfreada em grande escala na "fábrica de fazer filhos", como fato gerador das milhares de crianças de rua, o que vem em mente é que nem mesmo, tenham eles, pedido para nascerem!!
Digo isto, por um outro fato que me prendeu a atencao... um garotinho com sua caixa de papelão, transbordando em balas e doces, nas costas para vender. Passou uma vez em frente ao meu escritório, no primeiro dia nada comprei, mas fui percebendo que seu ponto era ali, pela redondeza e que assim passaria todos os dias... até que um dia resolvi ajuda-lo e comprei uma balinha... com o passar dos dias, me deparei com um senhor o acompanhando e resolvi perguntar ao garotinho quem era o senhor.
Ele me respondeu o que já suspeitava, era seu pai... minha indignação era tanta, mas tive que me conter, principalmente em nada poder fazer por aquele garotinho que carregava em suas costas o pesado fardo de doces que nem ele mesmo podia se lambuzar como uma criança qualquer de sua idade.
Mas minha indignação foi tamanha ao me deparar com aquele senhor que nada carregava, a não ser o suor do pequeno garotinho impregnado naquelas moedinhas de 50 centavos que conseguira ao longo do dia.
Estes garotinhos assim como outros, com seus apelos gritantes, pedem uma oportunidade!!!
Pedem hoje uma oportunidade para serem crianças... para amanhã?? nada pedirão, pois através de suas lutas diárias buscarão construir suas oportunidades a fim de tornarem suas vidas mais dignas de ser vivida!!!
Mas mesmo assim me interrogo... devo dizer tenha um FELIZ DIA DO TRABALHO ou um FELIZ DIA DA CRIANÇA????



FALE COM A AUTORA






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui