Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50656)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->AFORISMOS -- 25/10/2002 - 20:24 (Daniel Cristal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ARTE
Supera a monotonia da vida e a probabilidade da morte. É na sua apreciação intensa, nem que seja só pelas audição e visão, que o homem sublima seus males e as suas dores.

ALEGRIA
Dou-lhe um valor imenso quando estou triste. A maior parte do tempo sou alegre com um travo de tristeza à mistura. É uma alegria inconsumada. Mas, com alguma habilidade podemos ser alegres por tontice ou recorrendo à sabedoria.

AMAR
É uma atitude permanente de entrega ao(s) outro(s) e de respeito integral pela natureza humana.

AMBIÇÃO
Pelo dinheiro custa a felicidade aos interessados, pelo poder custa a paz aos aspirantes, pela notoriedade custa o sacrifício de muitas resignações a quem não for dotado. Na vida não há nada que não se pague, seja de que forma for. Mais vale uma pessoa deixar-se levar pela maré mais propícia para conservar a paz, a felicidade e a saúde, a não ser que se queira defender grandes causas a favor dos avanços da humanidade. Fazendo-o, boa parte das vezes, perde-se o dinheiro, o poder, a paz e a saúde, mas ganha-se a felicidade pela via da paixão

AMIZADE
Um amigo nunca se perde, só se perde se ele mesmo se perdeu.

AMOR
É UM JOGO SEDUTOR DE EMOTIVOS EQUILÍBRIOS PSICOSSOMÁTICOS VIVIDOS A DOIS, SENDO TAMBÉM UMA NATURAL OSMOSE INCESSANTE DE CONJUGAÇÕES. ELE É INICIAD0 PELA ATRACÇÃO CORPORAL E ESPIRITUAL, DESENVOLVE-SE POR UMA PROFUNDA EMPATIA, E SERÁ TÃO DURÁVEL QUANTO MAIS COERENTE E GENEROSA FOR, NA SUA BASE DE SUSTENTO, A ATITUDE DE AMAR O/A OUTRO/A.

A COMPENSAÇÃO DO AMOR
Está na alegria, na paz, no prazer de sentir que o que é dado não é em vão.

CASAMENTO
Selar o amor pela assinatura com testemunhas, contratá-lo com um sentimento de posse, registar a sua propriedade, é iniciar na maioria da vezes a sua extinção a qualquer prazo.

JUSTIÇA
Não é a Justiça, mas a sua independência actuante, a probidade, e especialmente a humanidade de todos os que julgam que podem devolver ao homem a sua dignidade plena. Uma comunidade justa, sem marginalizados, implica - quando se generalizar - uma comunidade feliz aí hospedada. Antes disso, é uma Justiça defeituosa.

PAIXÃO
É a força anímica para as obras que sublimam a nossa natureza. Sem paixão o mundo é negro ou cinzento. Com paixão o mundo é um eterno recomeço, empolga a nossa vida. Sem ela o Mundo é grande demais, tudo é feito com um enorme esforço fatigante e depressivo, porém com ela o Mundo é pequeno, cada dia é uma experiência entusiasmante e grata… Não se fala de marcha mas de voo, a vida com ela vale a pena ser vivida, e a morte não existe.

SILÊNCIO
O silêncio é uma caixinha de surpresas, um reduto a que se recorre para se fazer as melhores obras, especialmente as que são produzidas em silêncio; os seus usufrutuários falarão delas a maior parte das vezes em demasia, desrespeitando deste modo o valor do recolhimento em que foram geradas.

VAIDADE
Fascina. A exterior é momentânea e permanecerá enquanto não se conhecer a beleza que está dentro dela; se a não houver, o que é raridade, ela mumifica e só pode ser apreciada à distância! E quanto mais distante melhor para o apreciador…

CAPACIDADE DE AMAR
Só é capaz de amar quem tem capacidade para sofrer.

COMPREENSÃO DA AMIZADE
Só a compreende quem precisa duma palavra de conforto quando a sua se silenciou e não se afirma mais.

DECEPÇÃO
É a amargura que se sente pelo outro não saber corresponder ao que se lhe deu para seu próprio bem ou o travo desgostoso da traição.

FANÁTICO
Pede a Deus para aniquilar os seus inimigos. É a contrapartida a que se acha com direito por Deus lhe dever a sua crença.

FELICIDADE
Só em mim será completa quando todos os que circundam o planeta forem felizes.

HOMEM
Um aprendiz de feiticeiro à procura da sua identidade.

INVEJA
Rói e vai destruindo quem a sente (quem a corporiza nem se apercebe dela), e vence-se pela genialidade.

MORTE
É o cumprimento glorioso na etapa final duma corrida enérgica assumida em todas as suas dimensões, exercido por alguns. Os outros vão-se mortificando.

MULHER
É um ser com dois projectos a aguardar uma só definição: um é divino, apregoado suplementar, e o outro é humano inconcluso.

POESIA
É o prémio oferecido pelo sofrido amor
Melhor do que uma alienável flor
Colhida sem dor!

PORTUGUÊS
É um povo com muito orgulho, pouca vaidade e nenhum amor-próprio, e por isso situa-se a pouca distância da barbárie, com todas as correspondentes magnificências e ignomínias.

RELIGIOSO
Só invoca Deus quando se vê na iminência duma desgraça... até aí só precisa dele para exibi-lo aparentemente ao seu lado.

TERNURA
Só a merece quem a usa; e é um sentimento que nos ensinam a conter quando deveríamos dele abusar.

TOLERÂNCIA
A tolerância pode ser a virtude do mais fraco, como diz Sade, e pode não haver nada tão lógico como a perseguição do adversário que connosco compete para demonstração da própria fé, nas palavras de Ambrose Bierce, mas não há dúvida que para os espíritos superiores, para a sabedoria, "a tolerância é a caridade da inteligência", como se referiu Jules Lemaître, a propósito da Antologia dos Poetas Franceses Contemporâneos.
Gandhi politizou estes pensamentos referindo que: "a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, e que nunca veremos senão parte da verdade e sob diversos ângulos".
Todavia, nunca esqueçamos que a tolerância pode ser uma arma terapêutica, ela pode ser tão dissuasória, tão nobre, que "Há na tolerância um grau que confina com a injúria" (Jean Rostand- Pensamentos de um Biólogo).
Para quem nunca mereceu ou não merece a tolerância, que se lhe concede, pode este comportamento, tão injurioso e corrector, ser tão sentido que ela terá vontade no início da vingança, mas com o tempo se a pessoa tolerada tiver ainda alguns sentimentos humanos e se for uma pessoa normal, concluirá que "mais vale envolver as relações humanas numa ternura comum" do que persistir "na dor comum". Esta última asserção é de Emile Zola.
Depois destas breves reflexões, fico ciente que vale a pena cultivar a tolerância, e é ela que distingue uma atitude ética da selvajaria. A tolerância é tão escassa neste mundo, e vai-nos faltando tanto como o amor, a alegria, a coragem, o saber, a solidariedade, a hombridade, a honra e a honestidade, que ela é uma atitude divina (ou mesmo humana para quem não acredita na transcendência) da criação. É uma atitude consciente que vale a pena preservar, difundir e lembrar de quando em vez àqueles que neste mundo de correrias loucas pela realização pessoal na competição feroz, se esquecem que há virtudes que só engrandecem a condição humana. Virtudes essas que, mais tarde ou mais cedo, são reconhecidas pelos pares, seus iguais, ou por aqueles que aspiram a ser, e também serão, deixando no seu trajecto existencial uma lufada agradecida de crença fresca na Esperança e no Bem da Humanidade.

VENCIDOS
Agarram-se ao orgulho de ser alguma coisa, sem isso morrer-lhes-ia a alma!

REGISTO DE PROPRIEDADE
O islamita fanático diz ao cristão: o meu Deus é diferente do teu porque o meu é único e é melhor e vai ajudar-me a derrotar-te e dominar-te. O cristão não acredita e vai-o dominando.

VIDA
Uma aprendizagem permanente desde a curiosidade sem limites para formar o saber na meninice e na adolescência, seguindo-se as tentativas de sucesso do aprendizado com alguns erros próprios das circunstâncias e das contingências na juventude e idade adulta, até à idosa idade última da sabedoria e da tontaria, misturando às vezes as duas sabiamente com um humor salpicado de brejeirice, mas em última instância prevalecendo sempre a sábia experiência.

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui