Usina de Letras
Usina de Letras
271 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Pichadores e Grafiteiros -- 30/03/2003 - 17:25 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pichadores e Grafiteiros Eletrônicos
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Não demorou muito e a coisa pintou. Pintou no sentido de chegou. Chegou no sentido de aparecer. Seja de que jeito for. Seja com que intenção. Com os pés ou com a mão. Subindo na escada. Com a tinta empunhada. E a lata no chão. Ou mesmo o bastão. Seja lá o que for. Movido a espirro. Que suja a parede. Derrama no chão. Mas deixa o sinal. De pega ladrão. Que suja o portão. Chegou a vez do escritor. Que tem na cabeça. Uma só intenção. Encher a parede. De garranchos mal desenhados. Garranchos iletrados. Desconfiados. De quem precisa dizer algo. Que está sufocado. No rosto e na alma. Na expressão do inusitado. E agora no quadro. O verso ganhou colorido. E agora é pichado. E todos parecem. Dizer obrigado.

Mas há algo de bom. No colorido pichado. No confuso do traçado. Há um recado. A energia existe. A vontade persiste. Falta apenas orientação. Toda aquela gente. Que vive empurrada. Trancafiada. Pra dentro de si. Sem que ninguém queira ouvir. O que terá pra dizer? E para fazer? Pra dar seu recado? Para pertencer. A tribo do lado? A tribo dos mais favorecidos? Deixando de lado. A tribo dos esquecidos?

E aqui faço o apelo. Aos pichadores de garranchos. Aos usuários de cores. Não sujem nosso quadro. Encham-no de flores. Bastam pequenas mudanças. Ainda há esperanças. O talento está à vista. Já está dando na pista. Falt asó orientação. Falta apresentação. Falta oportunidade. Uma chance de ascensão. Vamos pedir aos pichadores. Vamos lhe dar as mãos. Para que sejam transformados. Em profissionais grafiteiros. Façam desenhos. Escrevam roteiros. Falem de suas dores. De seus dissabores. De seus mil amores. Denunciem a farsa. Aponte o comparsa. Em rimas e versos. Fale da solidão. E do desamparo. Do arrependimento. E do perdão, meu caro. Mas não transforme sua energia em revolta. Não a jogue fora. Não a desperdice agora. Diga o que quiser dizer. Diga tudo que tem pra dizer. Só assim você terá aparecido. Terá sugerido. Terá crescido. Em cores e versos. E bem recebido. Por todos serão. Que agradecidos, assim ficarão. Sejam bem vindos ex-pichadores. Agora doutores. Pintores grafiteiros. À luz da razão.

Domingos Oliveira Medeiros
28 de novembro de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui