Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Conversa de Bar XX -- 30/03/2003 - 15:43 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVERSA DE BOTEQUIM XX
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

E aí meu caro amigo! Como andam as coisas? Final de ano. Muita gente fazendo suas comprinhas. Reacendendo esperanças. Que é que o amigo está achando? Sei não, meu prezado! Pode parecer que sou pessimista, mas acho que está tudo do mesmo jeito do ano passado. Eu diria, até sem medo de errar: está um pouco pior. Piorzinho, vá lá! É verdade. Concordo com vocÊ. E o jornais estão aí pra não deixar a gente mentir. – É. Só quem mente, de vez em quando , são eles. A turma da imprensa. Mas isso é quando o assunto interessa diretamente a eles. No mais das vezes a imprensa, quando menos, levanta a notícia. Descobre a sujeira. – É verdade.

Mas quem quer encobrir a sujeira parece que são alguns parlamentares. Querem, de novo, e às pressas, aprovar a tal da lei da mordaça. Lei da mordaça? Aquela que obriga que se coloque focinheira nos cães perigosos? Como o Pit Bull , por exemplo? – Quase que você acertou. Só que os cachorros são outros. E a focinheira é maneira de se expressar. A lei da mordaça é aquela que altera a regulação dos crimes de responsabilidade praticados por agentes públicos.

O projeto de lei considera crime a divulgação de informações por parte de magistrados, membros do Ministério Público, do Tribunal de Contas, autoridades policiais e administrativas, quando no exercício dos respectivos cargos ou funções. – Ah, agora me lembro! Essa proposta foi a mesma apresentada pelo senador Bello Parga, do PMDB do Maranhão, na época em que a Polícia Federal estava descobrindo umas coisas a respeito da então candidata Roseana Sarney? – Isso mesmo! Aquela história da quantia de R$1,3 milhão de reais encontrada no escritório do marido da governadora, que acabou resvalando para o caso da Sudam, que envolvia o senador cassado Jader Barbalho. – Isso mesmo!

Até hoje ninguém sabe e ninguém viu onde foi parar tanto dinheiro. Só na Sudam, segundo os jornais,o rombo teria sido de R$ 44 milhões. Se a lei da mordaça for aprovada, e não for derrubada pelo Supremo, ninguém ficará sabendo mais de nada. E a coisa vai correr frouxa. Pior de tudo é que ela tira de todos os promotores de justiça a iniciativa das ações de improbidade administrativa, que ficarão restritas a procuradores previamente indicados politicamente. È uma vergonha!. Cada vez mais, no Brasil, tem-se a impressão de que o crime compensa. E como!

Viu o caso da Georgina? Aquela que fraudou o INSS? Pois é, ganhou liberdade condicional. Pegou 12 anos de cadeia, cumpriu cinco, e a lei a favoreceu. É preciso modificar o Código de Processo Penal urgente. Nossas leis são muito boazinhas e direcionadas para proteger os crimes de colarinho branco. É verdade. Não vê o caso do juiz Nicolau? Até hoje só prenderam ele. Como se ele agisse sozinho. Tem muita gente solta, gastando o nosso dinheiro. Inclusive para pagar advogados e eternizar a questão na Justiça. É mesmo! Até ficar no esquecimento. Só falando palavrão, mesmo.

E a coisa não para por aí. Você soube da maior? Em Brasília, os deputados distritais aprovaram o aumento da verba de gabinete. Agora é de R$ 54,2 mil por mês. Com direito a contratar 22 servidores. Fora outras vantagens. Como a cobertura de seus planos de saúde, que foi prorrogado por mais cinco anos, e estendido aos ex-deputados. É mesmo, cara! É. Se o deputado já ganha uma grana alta, e ainda tem quem pague seu plano de saúde. Assim é muita moleza! Enquanto isso, continuam as filas nos hospitais públicos. A falta de remédios. De profissionais para atendimento. E de outros recursos. Gente sofrendo e morrendo. Semelhante ao sofrimento e a polêmica para dar R$ 6 reais de aumento no salário mínimo. É muita sacanagem! Pra mim, teria que diminuir, pela metade, o número de parlamentares. Reduzir despesas. Ou fechar tudo, já que não servem para nada! E ainda ficam falando em déficit da previdência. É só cobrar o dinheiro dos sonegadores de impostos e do FGTS. Ou procurar reaver o que foi roubado pela Georgina e pelas centenas de “lalaus” deste país.

E alguns não deixam por menos. Na maior cara de pau ainda se candidatam e voltam a mamar novamente. E o povo continua acreditando nesses caras! Também, coitados! Sem informação e sem educação, no desespero, vale tudo! Votam em troca de qualquer porcaria. Dentadura, camiseta, seringa e subemprego. É verdade;

E essa história em torno do presidente do Banco Central? Pois é. Parece até que nunca tivemos presidente de banco central. E a situação continua sempre do mesmo jeito. Toda vez que se aproxima o vencimento de uma parcela da dívida pública, os especuladores entram em campo e o dólar sobe. Aí eles vendem seus títulos e ganham rios de dinheiro. Depois o dólar dá uma caidinha. E o governo não consegue combater esta falta de vergonha. Por mim eu não pagaria porra nenhuma! Quando o dólar estivesse em baixa, eu poderia até adiantar algum pagamento. Mas em alta, nana, nina, não! Não dou colher de chá a ladrão. E pensar que nossa carga tributária ano passado, chegou a 33,36% do PIB. Uma das mais altas do mundo. A arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais chegou a R$ 1,2 trilhão de reais. É muita grana! E ainda estamos devendo quase R$ 900 bilhões de dívidas de empréstimos junto ao FMI. E pensar que vendemos todas as estatais. Onde foi parar tanto dinheiro, que todo mundo vive reclamando do nosso “minguado”orçamento?

Dinheiro para certas coisas, tem sobrando. Por exemplo, os deputados federais e senadores estão aumentando seus salários e R$ 8 mil para R$ 17 mil. Mais auxílio habitação, verba de gabinete, plano de saúde, enfim. Enquanto isso, o bababaca aqui não tem dinheiro nem para pagar mais uma cervejinha! Mas os bancos lucraram com este governo que está saindo.

Os bancos estrangeiros, por exemplo, que operam com C-bonds, títulos brasileiros, tiveram ganhos superiores a um bilhão e meio de dólares em pouco mais de dois meses. É verdade, cara? Dados do próprio Banco Central. Li nos jornais. Resultado de movimentos especulativos. Ou seja: dinheiro ganho com boatos e mentiras. Nas costas de um país subserviente ao capital estrangeiro e ao mercado financeiro; por conta do grande endividamento público. E o FHC ainda fica discursando no exterior, contando vantagens de seu governo. Vantagem teve ele, pois foi o único que conseguiu um emprego no seu governo. Vai trabalhar na ONU. Assessor. Também, lá não tem o que fazer mesmo! Melhor pra ele, que já está acostumado com esse tipo de serviço. É verdade!.

E o IBGE está aí para não deixar que eu minta. Esta semana, foi divulgado um estudo comparativo onde aparecem 54 milhões de pobres no Brasil. É muita gente passando fome!
Praticamente um terço da população sofre o drama da miséria e da exclusão social. Daquele total, 49 milhões, segundo o IBGE, correspondem aos que sobrevivem com renda familiar de até meio salário mínimo. Por mês. Muito menos do que estamos gastando neste bate-papo regado a cerveja. Um tremendo absurdo! Entre os pobres, 64% se declaram negros ou pardos; 34,8% brancos. A maioria vive no nordeste. Todos com baixa escolaridade. É, tem muito trabalho para o novo presidente. Afinal de contas, para que serve a economia? Ou melhor dizendo: a quem serve nossa economia? É triste, mas é verdade.

Mas, afinal, estamos no Natal. Novamente. E não podemos deixar a peteca cair. Estamos com presidente novo. Com outras idéias na cuca. Novas esperanças. E vivos, o que é mais importante. Graças a Deus! Vamos fazer nossas apostas. E torcer para que daqui a quatro anos, nesta mesma mesa de bar, possamos estar comemorando o Natal falando de coisas boas, bebendo vinho francês, e não tendo que pendurar nossa conta. Vou indo, que tenho que sacar meu décimo terceiro para fazer uma comprinhas e comprar o peru da madame, que ninguém é de ferro! Até! Falou!

Domingos Oliveira Medeiros
12 de dezembro de 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui