Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O velho amigo NICANOR -- 18/12/1999 - 23:46 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O VELHO AMIGONICANOR
Sim, senhor, o velho Nicanor faz parte da Redação da Leia SOLUÇÕES & DICAS. E, como! Aturá-lo, nos seus dias de loucura criativa, é um verdadeiro inferno astral na Terra e, absurdamente, até no Céu da Criação Literária. Pasme o leitor que o Professor Nicanor, como é chamado, pelo nosso querido presidente e por todos que fazem parte desta Revista caçula, mas que já disse para que veio, é um ser maquiavélico, quando está zangado. Ai de quem tocar nele, naquele ser magrela, bem vestido, bem penteado, a velha brilhantina, nos cabelos, lembrando os tempos doirados, que não voltam jamais, camisa e gravata impecáveis, feio, porém genial e criativo como o não menos imortal pintor de todos os tempos, Van Gogh. E, então, destila sua rabugice e impropérios, que todos sabem passageiros. Em minutos, está sorrindo, novamente.
Ah, ia-me esquecendo de coisas muito importantes. O café, a cada segundo, o indefectível cigarro na boca, dia e noite ( bem, à noite, não sei, mas imagino!)e sua sala, sem telefone, porque, num momento de raiva, arrancou os fios, jogou o aparelho no chão ( ainda bem que não foi na cabeça de alguém, porque odeia essa grande invenção de Bell. Prefere a conversa pessoal. ), e como cheira a cigarro. Sua mesa, sempre desarrumada, cheia de papéis, cartas (só aceita aquelas que fazem crítica construtiva ), o paletó pendurado na sua cadeira de executivo chique, imitando o barnabé que está sempre presente na repartição. Só ele para se aguentar. Ninguém mais.
Entretanto, o Nica, como o chama afetuosamente o Leo, da TV CONSULEX, nas horas de folga de sua impaciência, é um cavalheiro, daqueles fidalgos portugueses, que dá gosto de ouvi-lo, porque nestes momentos não mais está resmungando, mas ouvindo a todos e dando lá seu palpite e, sempre, engendrando novas idéias. Às vezes, levanta-se do seu trono e abraça afetuosa e apertadamente quem lhe aparece pela frente. Se for, então, um de seus queridos amigos.... Coitado deste, porque não o larga mais, até que peça água. É seu temperamento. Gosta muito dos amigos e até perdoa os mais afoitos.
Seu mundo transforma-se radicalmente. É um outro ser. Angelical, poderia dizer, sem estar mentindo. Sem nada dever à verdade. Agita, mais do que um revolucionário da velha e finada União Soviética. Ri como um doido, que doido não é, nesta nova versão. O gênio criador instalou-se nele. E, então, ninguém mais pode com ele.
Procura revistas antigas, novas e até futuras. Futuras, é verdade, porque já está imaginando o que fazer, pintar, desenhar, digitar, sem copiar, literalmente, pois sua imaginação é então uma caldeira incandescente. Sua mente, nem se diga... um borborinho, de onde saem as idéias mais desencontradas, que, de repente, arrumam-se, ajeitam-se e, pronto, mais uma revista, mais um produto, mais um ser criado. Fuçou tanto, pesquisou e, com certeza, colaborou para mais uma jornada. Sem falar no seu Direito Penal Bíblico, que, dizem, até se esgotou, e nos outros direitos bíblicos da coleção que vai longe.
E, então, toda a Redação, que estava em alvoroço, vive momentos de celebração, pois ele permitiu que todos trabalhassem e também fizessem o seu dever de casa e tivessem seu momento de glória. E, mais, se seu time do coração, o Botafogo, tivesse ganho o jogo, deixaria de viajar para sua Goiània querida e até faria a festa que só terminaria, por ocasião do próximo jogo, se Deus nos livre, perdesse. Mas ai de quem falasse mal do timão! Não seria mais seu amigo e sim seu inimigo feroz e irreconciliável, até a hora do perdão, que sempre dá!
E, assim, caro leitor, o Professor Nicanor Sena Passos também sabe ( e como!) ser o amigo solidário, como ninguém, o mestre em ciências jurídicas, na área do Direito do Trabalho, é claro, o preceptor dos novos colegas e o ouvidor de todos que dele necessitam. Sempre informal. Odeia a formalidade. Não gosta de pieguismo. E, por isso, mesmo é o fiel escudeiro da velha CONSULEX, que, como ele, abre as picadas de um mundo melhor, nesta arrancada final do Século XX, rumo ao fascinante e imprevisível milênio de novas e notáveis conquistas, que conduzirão o homem fatalmente ao mundo melhor.

Leon Frejda Szklarowsky.:
BSB 18/12/99 17:41:02
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui