Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre :Modo de Ver -mscx -- 17/04/2003 - 14:58 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Modo de Ver: temas para palestras e estudos do Espiritismo: Autor: Octávio Caúmo Serrano: Casa Editora "O Clarim" - São Paulo: 1998. 134 pg.
Por: Maria do Socorro C. Xavier

O autor, paulistano do bairro do Bexiga, poeta e trovador, pertence a Academia Paraibana de Poesia; filiado, tão logo radicou-se em João Pessoa-Pb.
Autor de outras obras da mesma tessitura espírito-filosófica: Pontos de Vista [202 pg] no qual reúne artigos publicados em jornais e revistas; Essênios [40 pg]. uma original síntese histórica deste povo cristão.
Modo de Ver traz 37 capítulos com títulos pertinentes ao estudo do espiritismo, cujos conteúdos racionais e não dogmáticos levam o leitor refletir verdades que, parecendo óbvias, são em geral deturpadas e passam desapercebidas ou mal assimiladas. Este livro é também uma espécie de diário, vez que reúne vivências do autor nos centros espíritas, nos quais dinamicamente atuou nas diversas tarefas, do universo espírita.
Octávio Caúmo no seu Modo de Ver emite pontos de vista claros e seguros, revelando transcendentalmente e na prática, o que ocorre nos movimentos espíritas do país. Detectados do seu conviver, do dialogar, do discutir, do polemizar verdades.Checa conceitos passíveis de alterações, a partir da descoberta de novos conhecimentos. Segundo um espírito, à pg. 77: "A paz não se conquista na acomodação, mas na luta pelo conhecimento".
Trata aberta, sinceramente, sem pedantismo ortodoxo, num modo próprio e sábio de dizer, alguns problemas do espiritismo, do qual demonstra ser profundo conhecedor desta seara - dando lições práticas que possam redundar em comportamentos éticos mais aceitáveis. Sim, pois em essência, urge melhor conhecimento do ser humano, suas fragilidades, grandezas e a necessidade intrínseca de aperfeiçoamento moral.
Neste livro, a cada capítulo, antecede uma passagem, um pensamento cheio de sabedoria - de alguns célebres filósofos ou de algum "espírito" escolhido de modo a calhar no tema tratado. A exemplo no capítulo que trata de "Passe o remédio e alimento": quando o amor está presente, Deus permite milagres, pg. 44; No capítulo para o "estudo do homem, os resgates e as provas" à pg. 103 - este pensamento de Emmanuel: "creio mais na bondade de Deus do que em todos os apocalipses"; no capítulo "guerra... e Guerras à pg. 69, a indagação de Kardec: "o que impele o homem à guerra?
Na exegese, Octávio Caumo Serrano explana: "além das guerras que existem na coletividade, há uma terrível guerra no íntimo de cada ser humano, ainda bastante desumano... O homem moderno é um vulcão em erupção - Vemos todos contra nós... Na nossa visão todos são desafetos. O mundo está a cada dia mais feio e não restam muitas esperanças. O problema é que todos pensam o mesmo, mas ninguém dá o primeiro passo para reverter o quadro."
Vê-se que o autor com uma teovisão renovadora, propicia lições não de "dever de casa", mas de vivência humana, que venha contribuir para a evolução das relações menos desumanas, nesta morada terrena, na qual o Espiritismo deve ser libertador de consciências.
Metafísica e realmente o livro encerra ensinamentos sábios, ,que visam não apenas a divulgação do espiritismo, mas sua verdadeira dimensão ético-filosófica e prática, sob um encadeamento lógico do pensamento Kardecista. O autor trabalha conceitos desmistificando-os, recoloca-os, tornando-os mais claros no àmbito de sólidas convicções.
Tudo numa linguagem sóbria, em campo semàntico bem delineado. É uma obra sem dúvida, valorosa.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui