Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Viver -- 20/08/2000 - 00:49 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Http://planeta.terra.com.br/arte/vania diniz
vaniamdiniz@zaz.com.br
Viver

Olhando a tarde que cai lentamente imagino dias passados outrora na infància de minha vida, quando ainda não tinha experimentado nem a desilusão que desgasta, nem as emoções e sensações que enriquecem o espírito e acalmam o corpo.

Recordo-me dos brinquedos ao redor do parque, as cantigas de roda, o olhar experiente dos pais, o colégio com nossos gritos infantis em que encontrávamos a doçura de horas encantadas e a agrura de momentos incompreendidos.

Muitas vezes nessas horas de solidão em que a nostalgia se faz presente e enfrenta e briga e se impõe pelo simples fato de constituir o maior traço do ser humano em sua essência verdadeira, não conseguimos sobrepujar jamais a consciência de impotência que nos alucina nas horas de sofrimento e dor.

Senti nostalgia sempre nos momentos mais contraditórios. E continuo. E é nessas horas que a presença de Deus se impõe mesmo que não acreditemos em nada.

Como poderíamos negar um ente superior quando contemplamos a natureza, o horizonte sem fim, as árvores seguindo sua escalada de crescimento ininterrupto, as flores graciosas e lindas,o som de uma música que consegue trazer-nos percepções as mais desencontradas de ternura à escalada íngreme de lágrimas e sorrisos?

E quando vemos uma criança nascer? Um homem poderia realizar isso? Mesmo que seja o detentor do espermatozóide e do óvulo que concretizará esse espetacular ser biológico?

Essa criança perfeita que sofre ao chegar ao mundo no momento exato em que o oxigênio imprime a presença em seus pulmões poderia ser realizada sem o supremo toque de um ser que está acima de todos nós?

O prazer, suprema conquista do ser humano em cujos liames a vida gira e ronda e se realiza , chorando e gritando e gemendo em seu estertor o mais potente e o mais sonhado será um mero acaso de química envolvendo a complexidade de todos nós?

Nada disso nos traz a certeza baseada em fatos, mas nos alucina justamente pelo mágico incompreensível que cerca o festival de imaginação e loucura que constituiu toda a nossa vida e os acontecimentos que envolveram de forma deslumbrante pedaços importantes de nossa vida mesmo que ao redor dela tenha interceptado sofrimentos hostis.

Amamos a vida justamente por isso. Pela disparidade das cenas incomuns, pelos sentimentos que nos levam a mundos desconhecidos, e que trazem aquele amor ao lúdico em toda a sua essência.

Amamos a vida pela incoerência de seus acontecimentos e pela falta completa de uniformidade numa direção pré estabelecida.

Quem conheceu e sabe definir regras para as coisa mais sugestivas da vida? Um grande amor, o deleite de um momento especial ou o encanto de realizar algo em cujo alicerce o nosso ego se realiza?

A grandiosidade de grandes momentos se realiza justamente nesse mister diário de procurar sempre a felicidade seja por intermédio do prazer ou da realização , até na própria dor desde que exista em seu conteúdo raízes de antepassados que carregaram uma dose de masoquismo incabido.

Viver! É tudo que aprendemos a amar quando nos primeiros anos de nossa vida acompanhamos passo a passo o desenrolar lento de tantos acontecimentos incompreendidos. E é vivendo e por essa razão que amamos, odiamos, choramos, sofremos , realizamos ou sorrimos e borbulhamos de alegrias transbordantes. Viver! Realmente é tudo que sabemos.


voltar
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui