Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Ceia de Natal -- 10/12/2003 - 19:57 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ceia de Natal

Pedi para o Manoel trocar com a minha visinha do sítio ao lado, três coelhos dos meus, por um belo peru para o Natal. Foi rápido: toma lá da cá. Trouxe uma ave enorme, negra luzidia, e pesadona. Que maravilha! Já imaginei aquilo tudo assando no forno e recheado de purê da castanha. A baba me correu pelo queixo.

Botando a ave no chão, no meio do terreiro, Manoel assobiou e o peru, de imediato, respondeu: glu, glu, glu, glu! Meu neto de cinco anos veio correndo, lá de dentro de casa, e pulando e rindo de alegria, assobiou também e escutou, encantado, o peru responder: glu,glu,glu!

- Senta aqui, vovó – diz Daniel apontando um lugar ao seu lado, na escada de cimento. Obedeci.

- Agora assobia, vovó!

Olhei meio encabulada para Manoel – que ria de gosto – e juntando o beiço num bico, assobiei.

- Fiiiiiiiiuuu!

A resposta veio:

- Glu, glu, glu, glu!

O netinho abre as mãozinhas e, balançando a cabeça para trás, me pergunta, encantado:

- Ele não é lindo, vovó?

Olho para o monstrengo: a cabeça é um cabo de guarda chuva de pele cinza e enrugada; os ouvidos são dois pequenos furos; os olhos são quase cobertos pelas pálpebras inchadas; um apêndice longo e mole lhe cobre um dos lados do bico pontudo; não tem queixo, em seu lugar uma barbela larga e cor de rosa balança e, partindo desta pelanca, começa um papo que vai do vermelho e termina com uma sacola enorme sulfurina – cá pra nós, uma aberração da natureza -.

Nisto, o distinto chega em sua kombi e, entrando no clima “peruano”, com um pedaço de pau, faz um círculo grande na areia e põe o peru lá dentro.

- Por que isto, vovô? – perguntou o menino

- Porque esta ave é tão boba que não vai sair fora desta roda – Em seguida ele assobiou.

O peru estufou o corpo todo, abriu o rabo num leque de penas brancas e longas, e, dando um estalo – punft! – com as asas, fica na ponta dos pés - horrorosos! – e dá uma corridinha de bailarina: toc, toc, toc! E pára de repente,com muita elegância, e grugruleja – glu,glu,glu! – continuando a caminhar em roda.

- Senta aqui também, vovô. Olha só que lindeza!

O distinto obedece, com carinho, e juntos, nós assobiamos:

- Fiiiiiiiiiiuuuuuuuu!

Manoel, com seus lábios grossos faz a segunda voz.

O peru, cheio de vento e empáfia, responde e se exibe:

- Glu,glu,glu,glu! – Punft! – Toc, toc, toc.

- Você não vai matar ele, não é, vovó?

- Não! – responde rápido o vovô – nós vamos comprar peixe para o Natal.

Esfregando as mãozinhas, Daniel pergunta assanhado:

- Peixe... é vovô?

- É sim! – se mete Manoel – mas um bem grandão, para caber no seu aquário...

Oh! Céus! Suspiro, desiludida. Enquanto o distinto me abraça e me diz:

- Eu adoro peixe assado no meio de castanhas e recheado de farofa...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui