Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Pobreza de espírito. -- 02/12/2003 - 23:45 (Fleide Wilian R. Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Moravam sete pessoas no barraco de tábuas, imundo, às margens do córrego. Pai, mãe e cinco filhos.

Faltava de tudo, de cobertores a alimentos. O único luxo de que desfrutavam era o da televisão preto e branco e o fogão de quatro bocas, duas estragadas, achado no lixo.

Viviam como mendigos, era todos sadios mas faltavam-lhes coragem para a vida.

Eram pobres, materialmente e sobretudo: de espírito. Todos. Viviam de esmolas, do lixo e de pequenos furtos.
Eram acomodados. Daquele jeito estava bom, e assim iam levando a vida: empurrando um dia atrás do outro. Sem sonhos, esperança...

As crianças iam aprendendo a viver daquela maneira e sem afeto. Sentiam falta, mas trocavam esse sentimento por qualquer coisa mais concreta que desse prazer ou enchesse a barriga.

Um dia Joel, o garoto encostado no mais velho não dormiu em casa.

Não notaram sua falta, sobrou mais comida na panela para ser dividida entre os demais.

No dia seguinte o menino também não apareceu e o caçula se apossou furtivamente dos seus brinquedos.

No terceiro dia perceberam sua ausência. Lamentaram, e só.

Após uma semana o menino era só uma lembrança. Sua roupa e cama foram divididas silenciosamente.

A falta era mal sentida e substituída por outra coisa qualquer: um carrinho de rolimã, uma blusa de mangas compridas ou um bife a mais no prato.

Um dia, toda a família reunida, assistiam a novela das sete e viram no intervalo a foto do membro perdido num "Utilidade Pública".
Diziam:

-Joel Graciano dos Reis encontra-se à disposição dos reponsáveis no juizado da infância e juventude...

Ficaram todos perplexos, desconcertados, paralisados, até que o pai tomou as rédeas e disse:

-Tá relampeando e tá tarde, vamos desligar a televisão e dormir.
Ninguém objetou e todos se deitaram pela primeira e única vez antes das dez.

...mas não conseguiram dormir.

Nunca mais falaram de Joel. Ele não tinha mais lugar ali, nem mesmo nos corações miseráveis de seus parentes.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui