Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->O pais das filas -- 03/11/2006 - 21:34 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O PAÍS DOS ENFILEIRADOS
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

Apertem os cintos, o piloto sumiu. E todos os co-pilotos. Por absoluta falta de visibilidade, vale dizer, de visão, no sentido de planejamento, controle e coordenação. Funções básicas de Administração. Que foram postas de lado, esquecidas pelos economistas de plantão. Nossos controladores perderam o controle, o bonde e, mais recentemente, o avião. E o tempo ficou nublado. O céu de brigadeiro virou céu de soldado. Não há luz no final do túnel. Os vôos estão sendo cancelados, diminuídos ou adiados. O vôo do crescimento sustentado não tem previsão de saída; nem de chegada. E a síndrome das filas permanece, esperando, na fila dos desesperados. Ordem e progresso. Disciplina com retrocesso. Filas para todos os gostos e todos os tipos de varizes. A fila do INSS, que todo ano acontece. A fila do (re) cadastramento.

A fila dos indecisos, dos brancos e nulos. A fila de votação. A fila com base nas pesquisas de opinião. A fila dos que dizem sim e a fila dos que dizem não. A fila das mudanças e a fila da reeleição. A fila dos que recebem pensão. A fila dos aposentados. A fila dos adoentados. A fila para o chek-in. A fila para o embarque. A longa fila de espera. A fila pra reclamação. A fila do PROCON. A fila do palavrão. A fila para obter informação. A fila para o embarque. A fila da solidão. A fila para justificar a ausência na votação. A fila para entrar na fila. A fila da desinformação.

A fila dos aviões, no pátio do aeroporto. A fila para audiência. Com o Ministro de Estado. A fila para garantir. O nosso direito sagrado. O direito de ir e vir, por enquanto, surrupiado. A fila no supermercado. A fila do pré-datado. A fila até dez volumes. De tudo que foi comprado. A fila do pão e a fila do frango assado. A fila da promoção, do camarão sem cabeça. Do bacalhau importado. A fila do sacolão e do dinheiro emprestado. A fila da financeira. A fila do endividado. A fila da negociação. A fila do banco e a fila do balcão. A fila do recebimento, dos proventos e da pensão. E a do recebimento, do salário e do mensalão. E a fila dos que padecem, com a operação-padrão.

A fila do convocado para dar explicação. A fila do absolvido e também a do culpado. A fila de que foi pego. Metendo a mão na cumbuca. A fila dos algemados. A fila pra entrar no camburão. A fila pra inscrição n o concurso anunciado. A fila pra ser contratado. Sem haver a seleção. A fila fora da fila. A fila da clientela, que entra pela janela. A fila dos terceirizados. A fila dos privilegiados. A fila dos indicados. Para cargos em comissão. A fila das ambulâncias. Das compras sem licitação. Fila pra ser matriculado. Na escola de plantão. Fila do Bolsa Família. Da rede de proteção. Fila de quem tem fome. Mas lhe falta a dentadura. Pra moder a rapadura. No caldo de arroz com feijão. Fila dos revoltados. Fila do pega ladrão. E parece que a fila virou rotina nacional. A fila dos pobres e dos ricos. Da elite tão falada. A fila que divide o país. A fila da concentração de renda. E a da pobreza acumulada. A eterna fila dos que esperam. Pela fatia do bolo. Que nem sequer foi ao forno. Que nem sequer foi assada.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui