Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->1794 - 1835 História da Literatura Alemã - Romantismo -- 10/07/2002 - 13:23 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Clique aqui para ouvir essa música de minha lavra e parceria com Eduardo Toledo. Letra anexa. Minha gaita Honner dá o tchã, enquanto a voz dele se evidencia.===>>>Frank, make a take-off. Varas y piedras.

Novalis ( pronúncia alemã: [nova l&
618;s &
720;] ) foi o pseudônimo de Georg Philipp Friedrich Freiherr von Hardenberg - *02.05.1772 + 25.03.1801.

texto





Por Sibylle Baumbach



FUNDAMENTOS HISTÓRICOS



CARACTERÍSTICAS



PRINCIPAIS AUTORES



O PRÉ-ROMANTISMO



O ALTO- ROMANTISMO



O VELHO-ROMANTISMO



INTENÇÃO DA LITERATURA ROMÂNTICA



TEXTO DE EXEMPLO



FUNDAMENTOS HISTÓRICOS



A época do Romantismo começou com a Queda da Bastilha, aos 14 de julho de 1789, em Paris. Este acontecimento lançou a pedra fundamental para a literatura romântica. Mas, na verdade, fala-se da Época do Romantismo, desde a decapitação de Roberspierre, em 1794.

CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO



Os sinais do romantismo são, por exemplo, o individualismo dos poetas e suas histórias características. Textos românticos tinham um final obscuro e, frequentemente, na literatura romântica, encontram-se temas da Idade Média e do alto alemão. Frequentemente, contra toda a razão, escrevia-se com ambiguidade o que os sentimentos fortemente salientavam. Também, escrevia-se sobre os sonhos dos seres humanos, sobre a inconsciência e, até mesmo, a respeito do sobrenatural.

PRINCIPAIS AUTORES DO ROMANTISMO



Ilustres romancistas foram os irmãos Grimm, Ernst Theodor Amadeus Hoffmann e Heinrich von Kleist. Incluem-se também como importantes autores do Romantismo Joseph von Eichendorf, Clemens Brentano, Jean Paul e Novalis. Além destes, vêm Goethe e Schiller, que, de fato, são dados como expoentes do Alemão Clássico. Conhecidas peças românticas são, p. ex., "A virgem de Orleans", "Fausto", "Hino à noite" e “Europa”. E.T.A. Hoffmann foi o criador do romance gótico [O romance (sobretudo o romance inglês do séc. XVIII), de mistério, crime ou pavor, e que explora o lado mórbido, fantástico ou sobrenatural dos fatos.] e em suas obras pode-se bem reconhecer o irromper do fantástico no cotidiano. Muitos dos autores, acima citados, escreveram peças para teatro que até hoje são muito apreciadas. O Romantismo divide-se em três períodos: o Pré-romantismo (1795-1804), que pouco se difere do Classicismo, seguido do Alto-romantismo (1805-1814) e, finalmente, o Velho Romantismo, no período de 1815 a 1835. A diferença entre as épocas do Classicismo e do Pré-romantismo é, p. ex., que no Classicismo escrevia-se sobre o repouso, o descanso, a tranquilidade, a paz, enquanto que o Romantismo, sobre o movimento. Goethe tinha a opinião de que o Classicismo representa o saudável, e o Romantismo a doença. Nenhuma das definições para estes movimentos foi de aceitação geral.

O PRÉ-ROMANTISMO



O Pré-romantismo começou em 1795 e a obra "Wilhelm Meister", de Goethe, foi dada como modelo. O Pré-romantismo teve sua origem em Jena, onde se reuniam, ao fim do séc. XVIII, os poetas Friederich Schlegel, os irmãos August Wilhelm e Friederich Wilhelm Schelling, Novalis e Ludwig Tick. Eles queriam a emancipação da mulher e normalizar o amor livre. Isto é, todos eles queriam plasmar suas vidas de um modo mais livre. Os poetas do Pré-romantismo foram influenciados pela época do Titanismo (ou Impetuosismo) e pelo Classicismo.

O ALTO-ROMANTISMO



O objetivo do Alto-romantismo foi a literatura sobre a sagrada nação romana do império alemão. Simbolizava-se pela soberania e pela arte gótica. Os literatos do Alto-romantismo dedicaram-se à literatura e ao idioma alto-alemão. A literatura serviu às pessoas como área de refúgio contra a época, com a qual estas pessoas estavam insatisfeitas. Um resultado desta literatura foi o sentimento de solidariedade que os protegeu dos franceses, principalmente, contra a influência francesa.

A MAIS RECENTE FASE DO ROMANTISMO



Um grande poeta da mais recente fase do Romantismo foi E.T.A. Hoffmann que, em 1815, em Berlim, que atuou junto a Friederich de la Motte Fouquè e outros. Nessa fase, E.T.A. Hoffmann exerceu uma grande influência sobre a literatura na América, na França e na Rússia.

INTENÇÃO DA LITERATURA ROMÂNTICA



O Romantismo prestou-se também para confundir as claras formas de gêneros. Os românticos tentaram administrar três tipos de crises. A primeira foi uma crise social. Isto é, houve uma progressiva deterioração das relações sociais. Em segundo lugar, a crise política daquele tempo. E, finalmente, uma crise filosófica. "Uma canção adormece tudo que é real. Ela provoca sonhos e mais sonhos. E o mundo levanta-se para cantar. Só encontras palavras mágicas." Este é um poema de Joseph von Eichendorf e se chama “Vara de vedor” (vara bifurcada para achar água). Depois do Romantismo veio a época do estilo burguês da primeira metade do século XIX. Os poetas, então, tiveram uma enorme dificuldade para se libertar das idéias do Romantismo que se conservaram desde 1835. E, até hoje, são descobertas obras com o sôpro do Romantismo. Os romances de Jean Paul são lidos com agrado até hoje.

TEXTO DE EXEMPLO



Novalis:



Se números e figuras

não mais prendem as criaturas,

se elas, então, cantam ou beijam

mais do que a fundo aprendem e sabem,

se todos em liberdade vivem

e a este mundo de novo voltam,

se de novo sombra e luminescência

transformam-se em singular evidência,

e em lendas e poesia

compõem histórias do eterno universo,

então, diante de uma palavra secreta voa

todo o mal da Natureza sem parar.



***********************************************

Fonte: www.udoklinger.de



Romantik (1794 - 1835) von Sibylle Baumbach



HISTORISCHER HINTERGRUND



KENNZEICHEN DER ROMANTIK



WICHTIGE AUTOREN DER ROMANTIK

DIE FRÜHROMANTIK

DIE HOCHROMANTIK

DIE SPÄTROMANTIK

INTENTION DER ROMANTISCHEN LITERATUR

TEXTBEISPIEL





HISTORISCHER HINTERGRUND:



Die Epoche der Romantik begann mit dem Sturm auf die Bastille am 14. Juli 1789 in Paris. Dieses Ereignis legte den



Grundstein für die Romantische Literatur. Doch erst seit der Enthauptung Robespierres 1794, spricht man von der



Epoche der Romantik.



KENNZEICHEN DER ROMANTIK



Die Kennzeichen der Romantik sind zum Beispiel, dass die Dichter Individuelle und Charakteristische Geschichten



schrieben. Romantische Texte hatten meist ein unklares Ende, und es finden sich sehr häufig mittelalterliche und



altdeutsche Themen in der Literatur der Romantik. Oft wurde in einer Zweideutigkeit geschrieben, welche die Gefühle



stark hervorhebt - gegen alle Vernunft. Oft wurde auch über die Träume der Menschen geschrieben, über das Unbewusste



sowie über Übernatürliches.



WICHTIGE AUTOREN DER ROMANTIK



Wichtige Romantiker waren die Gebrüder Grimm, Ernst Theodor Amadeus Hoffmann und Heinrich von Kleist. Zu den wichtigen



Autoren der Romantik zählen auch Joseph von Eichendorf, Clemens Brentano, und Novalis. Hinzu kommen Goethe und Schiller,



die eigentlich als die typischen Vertreter der Deutschen Klassik gelten! Bekannte Romantische Stücke sind zum Beispiel



"Die Jungfrau von Orleans", "Faust", "Hymnen an die Nacht" und "Europa".



E.T.A. Hoffmann war der Begründer der Kriminalromane, und in seinen Werken kann man den Einbruch des Wunderbaren in den



Alltag gut wiedererkennen. Viele der oben genannten Autoren schrieben Stücke für das Theater, die noch heute sehr beliebt



sind.



Die Romantik wird in drei Abschnitte aufgeteilt, einmal die Frühromantik (1795-1804), die sich nur schwere von der



Klassik unterscheiden lässt, anschließend die Hochromantik (1805-1814) und zum Schluss in der Zeit von 1815-1835, die



Spätromantik. Die Unterschiede zwischen den beiden Epochen (Klassik und Frühromantik) sind zum Beispiel, dass in der



Klassik über die Ruhe geschrieben und in der Romantik über die Bewegung. Goethe war der Meinung, dass die Klassik das



Gesunde sei und die Romantik das Kranke. Keine der Definitionen dieser Art wurden allgemein anerkannt.



DIE FRÜHROMANTIK



Die Frühromantik begann 1795 und dafür galt als Muster der Romantischen Literatur das Werk "Wilhelm Meister" von Goethe.



Den Ursprung hatte die Frühromantik in Jena, wo ende des 18. Jahrhunderts die Dichter Friederich Schlegel, die Brüder



August Wilhelm und Friederich Wilhelm Schelling, Novalis und Ludwig Tick zusammen trafen. Sie wollten die Emanzipation



der Frau und sie wollten die freie Liebe "normalisieren". Das heißt, im gesamten wollten sie ihr Leben freier gestalten.



Beeinflusst wurden die Dichter der Frühromantik von den Epochen "Sturm und Drang" und von der Klassik (siehe dort!).



DIE HOCHROMANTIK



Das Ziel der Hochromantik war Literatur über das Heilige Römische Reich Deutscher Nation. Dies wurde durch die



Kaiserlichkeit und gotische Kunst symbolisiert. Die Literaren der Hochromantik wanden sich der alten deutschen Sprache



und Literatur zu. Die Literatur diente den Leuten als Zufluchtsort aus der Gegenwart, mit der diese Personen unzufrieden



waren. Ein Resultat dieser Literatur war das Zusammengehörigkeitsgefühl was gegen die Franzosen bzw. den französischen



Einfluss schützte.



DIE SPÄTROMANTIK:



Ein Großer Dichter in der Spätromantik war E.T.A. Hoffmann der 1815 in Berlin mit Adelbert von Chamisso,



Friederich de la Motte Fouquè und anderen zusammen wirkte. In der Spätromantik übte E.T.A. Hoffmann eine großen Einfluss



auf die Literatur in Amerika, Frankreich und Russland aus.



INTENTION DER ROMANTISCHEN LITERATUR



Die Romantik diente dazu die klaren Formen der Gattungen zu verwischen. Die Romantiker versuchten eine dreifache Krise zu



bewältigen. Das war einmal die soziale Krise. Das heißt, die sich immer mehr verschlechterten Lebensverhältnisse. Dann



die politische Krise dieser Zeit. Und zum Schluss die philosophische Krise.



"Schläft ein Lied in allen Dingen,



Die da Träumen fort und fort,



Und die Welt hebt an zu singen,



Triffst du nur das Zauberwort."



Dies ist ein Gedicht von Joseph von Eichendorf und heißt "Wünschelrute". Nach der Romantik kam die Epoche "Biedermeier",



doch die Romantik blieb auch nach 1835 erhalten, da es den Dichter schwer fiel sich von den romantischen Gedanken zu



befreien. Und noch heute kann man in verschiedenen Werken einen Hauch der Romantik entdecken. Die Romane von Jean Paul



werden auch heute noch gerne gelesen.



TEXTBEISPIEL



Novalis:



Wenn nicht mehr Zahlen und Figuren



Sind Schlüssel aller Kreaturen,



Wenn die, so singen oder Küssen,



Mehr als die Tiefgelehrten wissen,



Wenn sich die Welt ins freie Leben,



Und in die Welt wird zurück begeben,



Wenn dann sich wieder Licht und Schatten



Zu echter Klarheit werden gatten,



Und man in Märchen und Gedichten



Erkennt die ew gen Weltgeschichten,



Dann fliegt vor einem geheimen Wort



Das ganze verkehrte Wesen fort





******************************************





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 6390 vezesFale com o autor