Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140822)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Só falta o comando. -- 09/07/2002 - 10:46 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Só falta o comando.



Como bem disse minha colega Poetisa Isar Maria, a vitória da seleção de futebol mostra que quando o espírito coletivo está acima do individualismo, todos saem ganhando. Se a vaidade é deixada de lado, as virtudes de cada um aparecem naturalmente proporcionando sucesso à coletividade. Este evento da copa (como no volley, equipe de revezamento 4 x 400 e outros esportes) não deveria servir apenas para justificar comemorações que varam as madrugadas. Nem para conceder comendas a atletas bem remunerados (de graça eles não estariam pensando em seleção), pois estas honrarias deveriam estar reservadas aos heróis (esquecidos) de guerra e às personalidades que se consagraram na saúde e nas ações de paz para os humanos. O feito do futebol deve servir de exemplo que nos mostra como é possível vencer quando há união de um grupo. Mas Isar também ressalta um fator importante para esta união: o COMANDO que possui liderança, que sabe ser justo, que castiga os transgressores e premia os esforçados e dedicados. É o que está nos faltando na vida pública. Um comando em que possamos confiar e que nos dê a certeza de que está empenhado em levar NOSSA pátria ao seu destino. Mas o que temos na direção? Um enorme grupo a serviço dos corvos do mundo, que apenas nos enxergam como celeiros de escravos facilmente corrompidos. E como trocar o comando? Teoricamente seria através das eleições. Mas o comando que está no poder há mais de 100 anos tem nas mãos todos os mecanismos (usam nossos impostos para isto) para conduzir a mídia, corromper, fazer pressão sobre entidades que já foram de confiança e controlar os resultados pelas urnas eletrônicas. E o povo que viveu na escuridão mental por tanto tempo, agora começa a abrir os olhos. Mas ainda não enxerga claramente, pois está deslumbrado por novelas que destroem valores familiares, Big Brocha Brasil, Casa dos Batistas, lancha (ou lanche?) do amor, shows rebolativos e futebol desorganizado fora dos campos. O comando atual sucateia a educação, abandonando instalações escolares e pagando mal aos professores. Enfim, dificulta o acesso à cultura geral, pois quando a população descobrir por quanto tempo teve de doar sangue e suor para sustentar a mordomia dos parasitas que se encastelaram no poder, aí sim, teremos chances de reverter o cenário atual. Como sou otimista, creio que isto pode ocorrer dentro de 200 anos.







Haroldo P. Barboza – Matemático, Analista de computador e Poeta – Julho / 2002

e-mail : hpbchacra@bol.com.br e hpbflu@terra.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui